segunda-feira, 30 de março de 2009

Vergonhoso.

Nunca, em toda minha vida, eu vi algo parecido com o que aconteceu ontem.

A seleção brasileira, pentacampeã do mundo, admirada em todo o planeta bola, jogando como um time pequeno, com um único objetivo - não perder do Equador.

Assim foram os noventa e poucos minutos de jogo. Os donos da casa em cima, pressionando, buscando sempre o gol, jogando como um time grande; o Brasil acuado, encurralado em sua defesa, pressionado, atuando como um time pequeno. E tomando um baile.

E, por favor, não me venham com esse papo de altitude. Dos onze titulares do Equador ontem, oito jogam na Europa, logo, sofreram os efeitos tanto quanto os brasileiros, pois perderam a adaptação às condições de Quito. E dos três que atuam no país, um ainda joga em Guayaquil, que é quase ao nível do mar. Ou seja, esse também sofreu.

Mas nosso treinador, claro, usou a altitude como uma das desculpas: "o Equador sabe como ninguém se aproveitar das condições da cidade". O mais surpreendente, no entanto, é que essa foi uma das poucas desculpas. Porque com Dunga, além de tudo, temos que aguentar esse discurso medíocre de que "o empate foi bom resultado". Disse mais, disse que foi "uma boa partida". Sério, ele disse isso. Aliás, se formos analisar tudo que Dunga falou após o massacre de ontem, fica fácil descobrir porque cada vez menos gente se interessa pela seleção brasileira.

"O Ronaldinho vem de um tempo sem jogar, se recuperando de lesão e isso atrapalha. Ele é do tipo de jogador que precisa estar atuando. A alegria dele é estar em campo, mas ele não vem jogando muito no Milan."


Ok, e aí você o escala como titular da seleção assim mesmo, Dunga? Ronaldinho não tem jogado porque está barrado, é banco no Milan... E mais, você usa exatamente a desculpa da falta de ritmo para não escalar Thiago Silva em vez de Luisão, um desastre ontem, lento e violento em excesso.

"Mostramos que temos uma defesa sólida, que suportou a pressão jogando na altitude, o que não é nada simples".

A defesa brasileira bateu cabeça o tempo todo. Lúcio foi quase tão ruim quanto Luisão. Daniel Alves deveria ter sido expulso. E Marcelo sofreu com o volume de jogo equatoriano por seu lado do campo, coisa que Dunga em momento algum enxergou para corrigir. E que defesa sólida é essa, capaz de permitir que o Equador passe quase o tempo todo no campo brasileiro, mesmo com dois volantes à frente?

Meu Deus, que jogo foi esse que Dunga viu?

O Equador teve 39 finalizações, sendo doze certas e 27 erradas. Se tivessem um pouquinho mais de qualidade, além da vontade, teríamos sido goleados de forma vexatória ontem. O Brasil, por sua vez, arrematou só onze vezes pra gol.

Os donos da casa cometeram apenas onze faltas no jogo. O Brasil, no papel de time que se defendeu o tempo todo, fez dezenove.

E o que dizer de Felipe Mello, a mais nova invenção do técnico? Foi ele quem passou lotado como um trem no drible de Méndez, no gol de empate equatoriano. Aquilo é Felipe Mello.

A verdade é que estamos pondo tudo a perder agora, pouco mais de um ano antes da Copa. Tá TUDO errado.

Não há planejamento. O planejamento de Dunga é não perder pro Equador pra não cair. Pato não joga. Thiago Silva não joga. Diego, depois das olimpíadas, foi posto de lado. Medalhões que não jogam nada há tempos, como Gilberto Silva, Ronaldinho e Adriano, seguem sendo convocados. Talentos indiscutíveis como Nilmar, Keirrisson, Hernanes e Ramires, seguem de fora. Enquanto isso, os que jogam na Europa, continuam jogando sem urgência alguma, acomodados que estão por saberem que os que aqui se destacam não os ameaçam. Somos a seleção que mais empatou nas eliminatórias, em que estamos atrás do Chile. É o caos completo. Mas Dunga segue no comando. E tudo isso segue como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Eu, por vezes, penso se vejo a situação com olhos críticos demais. Mas, não. Me convenci disso ontem, ao ouvir José Trajano admitir que gritou "gol!" quando os equatorianos empataram - como eu e todos que assistiam ao jogo comigo. Me convenci ao ouvir o Juca Kfouri dizer, brilhantemente: "Graças a Deus o Equador empatou! Já pensaram o que teríamos que ouvir da boca do Dunga caso o Brasil tivesse ganho?"

12 comentários:

Camilo disse...

Dunga trata a seleção como um time de clube, atribuindo valores morais e moralistas às convocaçoes, escalaçoes e substituiçoes. fidelidade, confiança e respeito; sao palavras do mantra pregado pelo técnico. minhas impressoes da partida:

- Ronaldinho Gaúcho nao pode mais ser convocado. Além de disposiçao, falta seriedade.

- Tudo bem q Marcelo estava bem exposto, mas mostrou q nao sabe marcar. foi bagunçado e driblado em todas as investidas do diabo Guerrón.

- Gilberto Silva é um escândalo. Caso de CPI.

- O que fazia Adriano no banco? Seria ele uma opçao para "mudar o jogo"? Nunca. Dunga monta seu banco de reservas e na hora do jogo é obrigado a colocar Josué.

- Hernanes deve ter gritado "gol" no empate do Equador.

- Júlio César fez uma partida histórica.

- podem me xingar, mas achei q Felipe Melo foi dos poucos que se salvaram ontem. talvez eu ache isso pela comparaçao automática com seu colega Giberto Silva...

- Foi comovente a busca de Luís Fabiano pela bola durante toda a partida.

Edu Mendonça disse...

Hmmm... sua observação sobre o Felipe Mello é algo que merece minha preocupação, Camilo. Pra um diagnóstico melhor, preciso te perguntar se você também acha o Diguinho bom de bola...

Hehehe.

renato disse...

pra ver brasileiro que realmente atua bem na europa, na hora do jogo eu fui à exposição de osgemeos, no ccbb.

Edu Mendonça disse...

Eu assisti à exposição d'osgemeos Lúcio e Luisão ao ataque equatoriano. Dizem que havia dois seguranças, G.Silva e F.Mello, mas eles ficaram expostos assim mesmo.

Camilo disse...

Entao vamos especular antes da partida de amanha: qual seriam suas mudanças com o grupo q está em porto alegre? e o q vc acha q o Dunga vai fazer?

eu: saem gilberto silva, elano e ronaldinho gaúcho / entram Thiago Silva (com a 5), kaká e pato.

Dunga: vai tirar o R. Gaúcho e colocar o Kaká.

Edu Mendonça disse...

Eu escalaria Júlio, Daniel, Lúcio, Thiago e Marcelo; Elano, J.Baptista, Kaká e Robinho; Pato e Luis Fabiano. Afinal de contas, é o Peru, lanterna, no nosso campo.

Mas o Dunga vai apenas... bem, é complicado pensar como o Dunga... Impossível, na verdade. O Dunga vai mexer da pior maneira possível, aposto.

Guilherme disse...

Dunga sonha em mandar o seguinte time a campo: Doni, Luizão, Lucio, Thiago, Daniel e Miranda(no lugar do Maicon),
felipe melo, Josue e Gilberto Silva e Ronaldinho (afinal ele precisa estar feliz). "Dunga gosta do 1 x 1 mas preferia o 0 x 0."

Edu Mendonça disse...

A seleção brasileira de todos os tempos, pro Dunga: Doni, Luisão, Márcio Santos e Júnior Baiano (moderna, três zagueiros...); Dunga, Mauro Silva, Gilberto Silva, Cesar Sampaio, Mazinho e Felipe Mello (pra proteger tão poucos zagueiros); Zinho (voltando pra compor o meio).

Guilherme disse...

Bela seleção. Mas acho que o Dunga colocaria o Ronaldão no lugar do Marcio Santos.

Edu Mendonça disse...

hehehe... mais compatível com o resto do time. Enquanto isso, a Argentina toma de cinco da Bolívia... o futebol mudou mesmo tanto quanto o clima.

renato disse...

dunga, hoje mais tarde, depois do 1 a 0 contra o peru: "o importante são os três pontos, tava todo mundo elogiando a argentina e olha no que deu, bla bla bla..."

Edu Mendonça disse...

1x0 e lamba... de novo teremos pelo menos seis jogadores de linha mais preocupados em defender que atacar. Tudo pra nos protegermos do temível contra-ataque peruano, que marcou seis gols em onze jogos até aqui. É patético.