segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Os Incompetentes

Quem foi mais?

Sem dúvida não o São Paulo, apesar de ter jogado em casa (cheia, 67 mil) e com a possibilidade de conquistar o campeonato com a vitória. Eu bem achava que os jogadores do Flu não iriam querer outra festa de título tendo-os como coadjuvantes. Além do quê, os dois tricolores desenvolveram uma boa rivalidade nesta temporada por conta dos confrontos emocionantes da Libertadores. E olha que se o FH não erra daquela forma no gol de Borges, a briga poderia estar bem diferente agora.

Teria sido o Palmeiras o mais imconpetente? Não. O empate com o Vitória acabou sendo bom resultado pro time paulista, que na última rodada recebe o Botafogo (e coitados daqueles que dependem desse Botafogo pra algo) dependendo apenas de si.

Cruzeiro? Bem, pelo menos o time mineiro acabou derrotado fora de casa, mesmo que tenha sido por um time cheio de reservas do Inter. E, como disse seu próprio presidente, o Cruzeiro é uma raposa em casa e um cordeirinho fora...

Nessa rodada marcada por pequenos e grandes tropeços de quatro dos cinco primeiros colocados, ninguém tomou tombo pior que o Flamengo, que em seu último jogo do ano diante de sua torcida, repetiu os mesmíssimos erros da trágica eliminação diante do América do México na Libertadores. Abriu três a zero facilmente e entregou o resultado que lhe convia com igual facilidade.

Tivesse vencido, estaria agora um ponto à frente do Palmeiras e dois do Cruzeiro. Em vez disso, depende de um tropeço de um dos dois e uma vitória diante de um desesperado Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, para ficar com a vaga na Libertadores. E sem Ibson, Kléberson e Obina.

Como consolo para a torcida rubro-negra, o desfecho pífio da temporada significa o fim das passagens do Homem Flúido (nunca vi técnico mexer em time tão mal) e de Jaílton (que não aprende nunca e faz mais pênaltis que qualquer outro jogador nesse campeonato) pela Gávea.

A derrota de ontem pode ser posta na conta dos dois.

* * *

Será que os vascaínos se sensibilizaram pelo pedido de desculpas de Ney Franco? Será que alguém duvida de que aquele senhor do Ibope vai torcer contra o próprio time no domingo que vem por conta de seu ódio/recalque em relação ao Flamengo?

* * *

"Ah, mas nos pontos corridos a emoção morre de véspera, tem um monte de times jogando pra cumprir tabela..."

Fato: a decisão do título ficou para a última rodada, em que apenas dois dos dez jogos não valerão nada pra ninguém.

10 comentários:

Bolinho disse...

melancólico nosso fim de ano...e que bela merda essa "emoçao" de luta pela Libertadores ou pelo rebaixamento. quero semis e decisão em dois jogos!

Edu Mendonça disse...

No mata-mata, talvez já estivéssemos de férias há tempos...

Anônimo disse...

o problema do mata-mata é que a primeira fase era um lixo. meses e meses de limbo. o campeonato começava pra valer só nas últimas rodadas, e só era bom pra oito times. uma semana depois, pra quatro. mais uma semana, pra dois.

Edu Mendonça disse...

Igual à NBA. São 82 jogos pra cada time na temporada regular. Como diz o Shaq, "ninguém liga".

Mas essa argumentação não tem fim, é de cada um mesmo, não há certo ou errado - é como preferir loiras ou morenas ou mulatas ou japas... é tudo bola.

Anônimo disse...

Tem razão Edu. Loiras ou morenas? Mulatas ou japas? Eu prefiro.

Anônimo disse...

Palpite meu: Figueirense empata com o Inter, Vasco empata com o Vitória. Fla perde no final pro atlético-pr e o Botafogo obviamente perde para o Palmeiras. São Paulo ganha de muito do Goiás e é hexa.

Anônimo disse...

Quem pode ficar no lugar do Homem Fluído no ano que vem? Leão? Renato Gaúcho? Meu Deus!

Anônimo disse...

santos ganha do náutico
figueira ganha do inter
vasco perde para o vitória
fla ganha do atl-pr
goiás ganha do são paulo
grêmio ganha do atl-mg
e depois de tanto sonho, porque não o fogão vencer o palmeiras !?!?

Edu Mendonça disse...

Na real, sem idílios - Vasco cai, Flamengo fica fora da Libertadores e São Paulo conquista o hexa. Afinal, o primeiro depende de três resultados, o segundo de dois e o terceiro de apenas um - o dele.

O que significa muitas mudanças em São Januário e Gávea para 2009 e nenhuma no Morumbi, a menos que o Muricy assuma o lugar do Dunga.

Leão no Fla? Sem chance. Luxemburgo? Sem Libertadores, sem chance. Tá pintando Cuca, o que é péssimo. Fim de ano trágico para um ano marcado pela tragédia (América do México, tropeços em casa no Brasileiro e São Paulo hexa).

Anônimo disse...

O Cuca pode até saber arrumar uma equipe, mas é muito chorôrô. Ele tem que parar de pensar que é o personagem do desenho animado, aquela hiena que reclamava de tudo...