segunda-feira, 13 de abril de 2009

Foi dada a largada.

Começaram neste fim de semana os campeonatos estaduais.

No Rio e em São Paulo, quatro clássicos, oito grandes na disputa pelo título.

Assisti a três deles. Curiosamente, o único que não vi foi o que se mostrou totalmente diferente dos demais. Tiradas de Páscoa à parte, o chocolate do Botafogo sobre o Vasco mostrou muita coisa. Primeiro, que o alvi-negro parece querer logo o título, ao contrário do que defenderão os adeptos das teorias da conspiração, apoiados na possibilidade de dois jogos finais com Maracanã cheio. Eu não acredito. Acredito, sim, que o Botafogo vá partir para cima do Flamengo no domingo que vem, para evitar danos maiores no futuro. O Botafogo precisa desse título, não de um tri-vice para o maior rival.


A goleada mostrou também que, por melhor que seja o trabalho de Dorival, o Vasco ainda não tem um time forte. Uma coisa é vencer Tigres, Resende, Madureira... outra é ter como destaques Nilton, Jeferson, Pimpão... Podem até ser bons jogadores, mas não para um clube com a tradição cruz-maltina. Basta dizer que, dos quatro clássicos do fim de semana, só terminou em goleada aquele que envolveu um clube da primeira e outro da segunda divisões. O Vasco precisa abrir o olho para a série B.

Também no sábado, na Vila Belmiro, Santos e Palmeiras fizeram um jogão - corrido, movimentado, disputado quase sempre na bola. Sem exagero, um jogo que em nada ficou devendo aos super-badalados confrontos da Champions League do meio de semana (fora o show do Barça, claro). No fim, vitória santista graças ao terceiro gol da carreira de Neymar, o primeiro dele em clássicos. Um gol que deveria servir de bússula para seu futuro, pela simplicidade e objetividade. Que o garoto não sucumba às firulas, como Robinho, Ronaldinho...


Na outra semi paulista, um jogo menos gostoso de se ver, mas também com todos os ingredientes de decisão. Ronaldo não marcou, Rogério Ceni voltou a jogar mal e o Corinthians acabou vencendo no último minuto, graças a uma bola tolamente perdida próximo à defesa por Jorge Wagner e à falha de Ceni no chute de Cristian.

As duas semis em São Paulo reuniram 48.611 torcedores na Vila (17 mil) e no Pacaembu (30 mil).

Por aqui, quase 140 mil pessoas em dois dias de Maracanã cheio (66.255 no sábado e 68.613 no domingo). Cheio em termos, porque mesmo com a venda quase total da carga de ingressos, nos dois jogos o que se viu foram clarões e mais clarões vazios na arquibancada, principalmente.

Quais dirigentes são mais incompetentes, os paulistas, que se perdem entre picuínhas, ou os cariocas, que não conseguem (ou não querem) controlar a farra dos cambistas?

Eu fico com o Horcades. Ah, esse sim, um exemplo de dirigente! Provocou da forma mais absurda possível... e saiu derrotado no fim.

O Fla-Flu de ontem, que teve um Fla mais defensivo que de hábito e um Flu mais previsível que nunca, poderia até ter teminado com placar bem diferente. Um a um, quem sabe. Ou quatro a zero, poderia também. Fica marcado pela falha de Fernando Henrique (um dos goleiros menos confiáveis que vi jogar), pela expulsão de Parreira (que armou um time que só sabe levantar bolas na área), pelo inacreditável gol perdido por Josiel (que não pode ser titular do Flamengo) e, sobretudo, pelo que representou para o campeonato - a possibilidade de três decisões seguidas entre Fla e Bota.

Corram, antes que os cambistas comprem tudo.

4 comentários:

renato disse...

também acho que o botafogo vai tentar decidir num jogo só. e que santos x palmeiras foi de nível internacional. o fla-flu não foi, mas foi sensacional. quando virou pelada, no fim, tudo podia acontecer. aconteceu o mais justo: o flamengo jogou melhor o tempo todo. volto a dizer o que já disse aqui: o fluminense é fraco. e continua mal armado. culpam o mariano, mas ele jogou (?) sozinho contra juan e zé roberto. onde estavam os dois cabeças-de-área? juntando-se aos zagueiros para que quatro marcassem um, e esse um era o josiel. o leandro é um macunaimazinho sem caráter. descompromissado do outro, insensível ao esforço do companheiro. na televisão, ele não é visto. não está na defesa quando o time é atacado, nem no ataque quando o time ataca. o meio-campo só tem o conca, porque o thiago neves é um sub-rivaldo: o negócio dele é só perto da área. enfim, parabéns. sobre o horcades, nem tricolor ele sabe ser. essas bravatazinhas não têm nada a ver com o nosso estilo. mas ele, um dia, passa. espero que o fluminense fique.

Edu Mendonça disse...

Horcades sim, tem dois neurônios...

Camilo disse...

pode ser papinho de botafoguense, mas estou muito feliz por estar nessa final (bem piegas mesmo).

Apesar de termos virado freguês do Fla, já sao 4 finais seguidas, o que mostra uma evoluçao - pelo menos regional - do Botafogo.

Mas é claro q esse papo furado todo só faz algum sentido se o Fogao vencer. Precisamos muito desse título. Seria legal pra diretoria que tá trabalhando quietinha e certinha; e pra sofrida torcida que nao vai mais aos estádios, cansada das recentes decepçoes.

Edu Mendonça disse...

Eu acho o Botafogo plenamente capaz de vencer domingo e liquidar o campeonato de vez. Mas, se perder a Taça Rio... aí eu acho que a psiqué alvi-negra faz o restante do trabalho pro Flamengo.