segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Acabou-se o que era doce.

O São Paulo é hexa. Muricy é tri. Fizeram, São Paulo e o técnico, o que se propuseram a fazer depois da eliminação na Libertadores - correr atrás, sem desespero, sem mudanças no planejamento. O time correu, chegou, pegou e levou o título novamente para o Morumbi. Ironicamente, com um gol irregular, muito irregular.

(E, às 8:22 da manhã, a CBF e o MP ainda não se pronunciaram sobre qual o real conteúdo do envelope para Tardelli. Ao que parece, seriam apenas ingressos pro show da Madonna, o que faz do episódio ainda mais patético - como a CBF).

O Grêmio é vice, nessa fórmula de pontos corridos em que o vice, realmente, é esquecido ainda mais facilmente do que se houvesse final. Terminou só três pontos atrás do São Paulo, mas terminou atrás. Ainda bem. Um Grêmio campeão teria a seguinte escalação no jogo do título: Victor, Léo, Jean e Réver; Souza, Felipe Mattioti, William Magrão, Tcheco e André Luis; Soares e Perea. Não dá, não deu, não daria de jeito nenhum, o Grêmio era só um time comum...

Em terceiro ficou o Cruzeiro, que saiu atrás contra a Portuguesa mas virou o jogo e garantiu a vaga na Libertadores. O Cruzeiro termina o campeonato oito pontos atrás do campeão.

Para a pré-Libertadores vai o Palmeiras de Wanderley Luxemburgo, que conseguiu perder, em casa, para o Botafogo, que cumpria tabela. Resta saber se o Palmeiras ainda será mesmo de Wanderley Luxemburgo no ano que vem.

Fora ficou o Flamengo, goleado na Arena da Baixada pelo Atlético Paranaense, que com isso se livrou do rebaixamento. Marcelinho Paraíba, pela primeira vez escalado em sua real posição em todo o campeonato, marcou três gols. Mas o Homem Flúido não vai mais escalar o time no ano que vem.

Caiu o Figueirense, apesar da vitória sobre o Inter, a terceira do técnico Pintado em três jogos, os últimos três do time catarinense no campeonato.

E caiu o Vasco, que nem mesmo fez sua parte, que era vencer o Vitória em casa, coisa que acabaria sendo inútil de qualquer forma. O Vasco perdeu vinte dos 38 jogos que disputou. Só o Ipatinga perdeu mais.

Agora resta esperar o ano que vem para ver as lições, aprendidas ou não, neste que se encerra. O que teriam feito de errado equipes como Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo e Internacional para permitir o hexa são-paulino? E o que o São Paulo faz de tão certo?

Assunto para outros dias, nesses dias que serão tão sem graça, até que a bola role de novo.

Um comentário:

Bolinho disse...

nuvens de um 2009 dificil...ainda tô muito, mas muito puto!