quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Uma questão de bom senso.

Os mais velhos lembrarão que este era o slogam de uma antiga marca de cigarros.

Os mais antigos talvez fiquem até assustados com o que vou dizer.

O Esporte Fantástico do domingo passado resolveu propor uma questão, no mínimo, polêmica: quem era melhor, o Flamengo de 81 ou o São Paulo de 91/92?

Foram ouvidas seis opiniões, três ligadas a cada clube - Leandro, Andrade, Heitor Martinez (ator rubro-negro que me surpreendeu com seu conhecimento sobre o Fla), Cafu, Raí e Nasi (ele mesmo, do Ira!), tricolor fanático.

Quando entrevistei o Leandro, em sua pousada, em Cabo Frio, tive que lhe fazer a seguinte pergunta proposta pelo quadro do programa: num jogo único, quem levaria a melhor?

Leandro, do alto de sua classe e sabedoria, teve o bom senso de admitir que, em se tratando de futebol, qualquer um poderia vencer um jogo único. Mas ressaltou que, se fossem dez jogos, provavelmente aquele time do Flamengo venceria nove.

Ontem finalmente vi a matéria. Leandro e Andrade, claro, apontaram o Fla como sendo superior, pelos motivos que nem perderei tempo e espaço em reproduzir aqui. Heitor Martinez teve opinião igual (e, no dia da entrevista, foi mais longe, lembrando que se o Flamengo não tivesse perdido aquela semi para o Peñarol aqui, também seria bi da Libertadores e Mundial, como aquele São Paulo - mas não usaram isso na edição).

Cafu, que entrou para a história infinitamente mais pelo fôlego do que pela inteligência, preferiu apontar o São Paulo. Foi além - disse que, sem o Zico, o Fla de 81 tinha bons jogadores, mas inferiores aos daquele tricolor bi-mundial.

Passei a desconfiar que Cafu foi gostar de futebol tardiamente e, por isso, talvez jamais tenha visto Leandro, Júnior, Andrade e Adílio em campo.

Nasi, como esperado, apontou o São Paulo.

E aí veio Raí. Que, por duas vezes, enalteceu aquela bela equipe de Telê Santana, mas foi categórico: o Fla de 81 era melhor que o São Paulo da época dele.

Demonstrou sabedoria, conhecimento e, acima de tudo, respeito pela geração do irmão mais velho, uma das mais brilhantes que o futebol brasileiro já teve.

Uma questão de bom senso, acima de tudo.


Estreia é sempre estreia, mesmo agora, sem acento. Por isso, mais importante que qualquer outra observação, é preciso lembrar que o primeiro passo foi dado com o pé direito.

Mas, aqui entre nós, quase tropeçando no próprio pé esquerdo.

O Brasil venceu a República Dominicana, mas não sem tomar um calor quase até o fim e, principalmente, não sem deixar a todos preocupados.

Depois dos erros na preparação - como a tardia apresentação, duas semanas depois do que poderia ter sido - nossa seleção deixou muito a desejar ontem, em San Juan, mostrando um basquete quase oposto ao pregado e treinado por Moncho e mostrado nos amistosos anteriores.

Afobação no ataque, uma certa impaciência na defesa e, sobretudo, tiros e mais tiros de três pontos equivocados, mesmo numa tarde em que ficou claro, desde o início, que a bola não estava caindo.

Tomara que hoje, passada a estreia, joguemos como um time contra a Venezuela.

6 comentários:

renato disse...

e de personalidade. raí é um adulto, coisa rara no futebol.

Bolinho disse...

Porra Edu, mas com o programa indo ao ar das 8 as 10 de Domingo é dificil assitir...fica no site da Record em arquivo? Senão vou catar no youtube.
Adeeeeeeeeeus!

Edu Mendonça disse...

Ele subiu no meu conceito, Renatinho.

Meu irmão, oito da madrugada de domingo é dose. O último, nem eu vi. O site da Record não disponibiliza, uma pena.

Camilo disse...

pode me chamar do que quiser, mas to gostando dessa seleçao do moncho.

dificil foi ver nossos dois comentaristas do canal campeao batendo nele covardemente.

acho q a gente leva essa copa américa. é "só" ganhar de porto rico, rs...

renato disse...

piadinha pro fim de semana:

CUIDADO. REPASSE. se receber um e-mail com o título "fotos da dilma roussef nua", não abra! podem realmente ser fotos da dilma roussef nua.

Edu Mendonça disse...

Hehehe, quer piada melhor"?: a Globo anunciando que comprou Chicago-2016 "com a Band" e a Record comunicando que comprou "com a Band e outra emissora concorrente".

Camilo, depois dos caras vacilarem comigo em Vegas e Atenas, têm mesmo mais que garantir logo minhas férias do ano que vem na Turquia. Classificação é garantida, título é quase obrigação.