quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O admirável mundo da bola, onde 2+2=3.

Eu já escrevi aqui uma vez que não sou muito bom em matemática. Mesmo assim, vamos lá, tentar entender algo que matemático algum parece ser capaz de me fazer compreender.

Anteontem foi anunciada a saída de Emerson do Flamengo. A tal proposta árabe - que, estranhamente, ontem, descobriu-se ser do Al-Ain, e não do Al-Ahli - havia sido aumentada e o clube, como apalavrado com o jogador, iria liberá-lo.

Vejamos, então, os valores sabidos até aqui. Lembro que a fonte desses números é a própria diretoria do Flamengo - a mesma que vinha dizendo negociar com um clube que, agora, revelou ser outro.

A multa rescisória do contrato assinado pelo jogador, em março passado, foi estabelecida em 6 milhões de euros, algo em torno de 15 milhões de reais. Pelos dois anos do compromisso, Emerson receberia pouco mais de um milhão de euros, 2,8 milhões de reais.

Há duas semanas chegou a notícia de que o Al-Ahli - perdão, o Al-Ain, na verdade - estaria oferencendo, pelo mesmo tempo de contrato, 12,5 milhões de reais ao jogador. Isso dá quatro vezes e meia o que ele teria a receber do Flamengo.

O mesmo Al-Ahli - quer dizer, o Al-Ain - ofereceu 5 milhões de reais ao clube - três vezes menos que a multa rescisória. Conta daqui, conta dali e os dirigentes rubro-negros concluíram que era muito pouco, ainda mais porque quase 90% do dinheiro iria diretamente para dois credores, o Atlético de Madrid, por conta da compra do zagueiro Gamarra, e uma empresa de segurança contratada na mais nebulosa administração que o clube já teve, de Edmundo Santos Silva.

Eis que, anteontem, os árabes melhoram a proposta feita ao jogador, de 12,5 milhões para 17 milhões. Nada menos que 4,5 milhões de aumento.

O Flamengo? Não, o Flamengo continua com a oferta de cinquinho na mesa, nem um tostão a mais.

Ora, como os árabes são capazes de oferecer tanto mais ao atleta e nada além para o clube?

Seriam eles os melhores negociantes do mundo ou seriam nossos dirigentes os piores?

Ou as duas coisas?

O vice de futebol do clube, Marcos Braz, afirmou ontem textualmente o seguinte, depois de vetar o negócio e quebrar a palavra dada a Emerson: "- Qualquer um que olhar a proposta verá que ela não é boa para o clube."

Jura?

Aí eu pergunto: alguém duvida que Emerson vai embora?

E mais importante: alguém acredita que os árabes possam aumentar a proposta ao clube da mesma maneira que fizeram com o jogador?

NÃO e NÃO são as respostas. No fim desta terça, O Flamengo já acenava com a possibilidade de fechar negócio por 6 milhões de reais - só um milhão a mais do que a proposta inicial e ainda duas vezes e meia menor que o valor da multa rescisória.

Se Emerson é tão importante para o time (e é) e se os árabes têm cacife (e terão sempre) para aumentar a proposta a Emerson em 4,5 milhões, por que o clube não bate o pé e diz que só libera o jogador se receber aumento similar, o que levaria o valor a ser recebido pelo Fla para algo em torno de 10 milhões de reais?

* * *

A enquete na página de abertura do globoesporte.com dá a tônica do que tem sido esse Campeonato Brasileiro até aqui. A pergunta é:

Quem foi o melhor jogador do primeiro turno do Brasileiro?

As opções?

Adriano, Diego Souza, Fernandinho, Júlio César, Miranda e Diego Tardelli.

6 comentários:

Net Esportes disse...

os arábes já estão se aproveitando dessa mania que jogador tem de ir atrás do dinheiro mais do que outra coisa ...... mas não sei se esse cacife vai durar muito não .... o petróleo vai acabar um dia !!!!!!

Net Esportes - 2 anos
http://netesporte.blogspot.com/

Edu Mendonça disse...

A pergunta é: que vai acabar primeiro, o petróleo ou o futebol?

Blog do Tavares disse...

No Brasil alguns times já morreram, só falta enterrar.

Mas que o Flamengo deveria ter aceitado, isso deveria.

Não acredito que os árabes vão subir a oferta, a não ser que exista algo por trás que não saibamos.

Quero ver como vai ficar a motivação do Emerson. Não acho que vá jogar com a mesma vontade.

Abraços!

renato disse...

e o edcarlos dizendo que não sai mais de casa? seria bom que não saísse mesmo. às quartas e aos domingos.

Edu Mendonça disse...

É mesmo, pra vocês não jogarem às terças, sextas e sábados no ano que vem. Se bem que eu acho tarde demais.

Braseiro segunda, camarada?

renato disse...

segunda? preciso ver direito. te falo. abraço.