segunda-feira, 25 de maio de 2009

"Daqui a pouco, a mudança de clube do atacante Obina." - William Bonner, Jornal Nacional de segunda, 25 de maio de 2009.

Eu achava que depois de quinze anos de jornalismo, vivendo de perto os bastidores do futebol, já tivesse visto de tudo. Mala sumindo com renda, curso pra treinador caríssimo plagiando material didático alheio, manipulação de resultados por juíz, doping de toda sorte, mala preta...

E aí sou surpreendido pela seguinte notícia: o Flamengo arrumou um clube disposto a pagar o salário de Obina - 115 mil reais - pelos próximos seis meses.

Obina, dos dezesete jogos e nenhum gol na temporada. Que perdeu dois pênaltis este ano. Que surgiu no Vitória e na Gávea se transformou num misto de xodó, amuleto e bode-espiatório da torcida e do clube.

Obina é o Peu 2000, capaz de me fazer escrever isto em 24 de outubro do ano passado, depois da vitória sobre o Coritiba, pelo brasileiro:

"14 minutos - Obina cabeceia na trave uma bola cruzada por Luizinho.
19 minutos - Obina sai atrás do zagueiro, chega na frente e sofre pênalti.
35 minutos - Obina recebe de Kléberson, ajeita com a esquerda e, antes da bola cair, chuta com a direita no cantinho.
29 do segundo tempo - Obina faz jogada de craque, dribla o zagueiro duas vezes - o deixa no chão na segunda - e chuta rente ao gol.
34 do segundo tempo - Obina rouba a bola, passa por dois zagueiros na velocidade e cruza para Maxi marcar.
"

Neste dia, a manchete de O Globo foi "Com show de Obina, Fla goleia o Coritiba no Maracanã".

Só que, como descobriu um dia o Nunes - mesmo tendo tido o Zico como parceiro - artilheiro tem que matar um leão todo dia. E Obina não chega perto de um leão há quase seis meses.

Por isso, discutir o aspecto técnico desse empréstimo ao Palmeiras é algo que, admito, extrapola minha compreensão.

Mas há o aspecto financeiro, que me intriga.

Como, no atual panorama do futebol, um clube grande, de folha salarial idem mas envididado como todos os outros, se dispõe a pagar 690 mil reais pra ter um atacante que não faz gol, que não fica em forma e que está se tornando, a passos largos, uma piada nacional?

Pra entrar na vaga do Evandro na Libertadores? Isso não é explicação plausível.

Pra ter um atacante de força pra essa competição? Não, também não cola.

Pra que então gastar esse valor em um jogador que o Flamengo tentou empurrar pra meia dúzia de times e não conseguiu?

Teria isso tudo algo a ver com o fato de, mesmo em péssimo momento, Obina ter sido escalado como titular nos dois últimos jogos do Fla - um deles o jogo do ano para o clube?

São muitas perguntas, mas eu só tenho uma resposta:

O responsável pelo negócio, do lado rubro-negro, é um gênio. Mas eu jamais compraria um carro usado dele.

11 comentários:

Bolinho disse...

na verdade, apenas reforça a idéia de que vivemos uma crise de qualidade no futebol brazuca Edu. Só isso. O Palmeiras tem atacantes que não tem correspondido e a oferta no mercado nacional é pequena. E ainda poasto que com o FDP do Luxa, Obina desencanta!

Edu Mendonça disse...

Tá feliz?

Luciano disse...

Tchau Obina!
Fugindo para assuntos felizes: que jogo do Orlando e do Cleveland! Perdi o sono mas valeu a pena assistir.
E hoje tem a final da Champions e Lakers e Denver à noite, pena que em VT...

renato disse...

tudo pronto para barcelona x manchester? pipoca, poltrona e perninha de grilo?

Luciano disse...

Ah esqueci, olha o Diego aí no sua Juventus!

Edu Mendonça disse...

Hehehe, Renatin. Tudo pronto sim e com direito a "tempo real" da final da Chaaaaaampions aqui no Tudo Bola. Vai ver onde?

Também perdi o sono ontem, Luciano. Jogão. Impressionante a bola de 3 do Lebron pra levar o jogo pra prorroga (embora o Pietrus tanha falhado bizonhamente na marcação). Mas o Cleveland me parece não ter time pra sair de um 3x1... e uma derrota, pra mim, sela a decisão do Lebron de sair pra outro time em 2010. Hoje vou apelar pra justintv pra ver Lakers x Nuggets ao vivo, paralelamente a Cruzeiro x São Paulo. Se de mole hoje, adeus Kobe...

Diego, Del Piero, Amauri, Marchisio, Giovinco, Canavaro de volta... Vamos incomodar ano que vem.

renato disse...

cara, vou ter que dar um jeito de ver no trabalho. taí um raro momento de saudade. no sportv, neguinho sabe o que é este jogo.

renato disse...

e no fluminense, enquanto o titanic afunda, os violinos continuam a tocar. horcades virou benemérito. hoje. não sei se é alienação ou cinismo. melhor mesmo ir a roma.

Edu Mendonça disse...

Bons tempos... se bem que, depois que meu vizinho de bancada se foi, passei a marcar as folgas para os dias de jogo, pra ver em casa. Impossível fazer qualquer previsão pra daqui a pouco.

Assim como é impossível administrar qualquer negócio quando quem entra com a grana não entende nada do riscado. O Fluminense está andando para trás.

Camilo Pinheiro Machado disse...

Do Brunow, ontem na redação:

- Na boa, Camilo, tenho que admitir. Quando vi a imagem do Obina colocando a camisa do Palmeiras, fiquei meio triste. Sei lá, ele não tinha que ter ido, Obina é Mengão, porra!

Edu Mendonça disse...

O Brunow nunca bateu bem da cabeça...