quarta-feira, 20 de maio de 2009

The End.

Eu acho que só quem é torcedor de arquibancada do Flamengo sabe como dói essa eliminação diante do Inter. Porque só quem viu o bastante do Andrezinho com a camisa rubro-negra sabe como é ser eliminado com um gol dele - e de falta, não menos.

E o pior é que logo nos vinte primeiros minutos de jogo ficou claro como o time do Flamengo, hoje, tinha noção da urgência de uma atuação com aquele algo mais de aplicação, de raça. Menos Juan. Nesses mesmos vinte minutos foram duas bolas perdidas, uma delas dando contra-ataque, dois cruzamentos errados, quatro ou cinco reclamações e, pra ficar bem claro, uma falta cobrada bizonhamente de forma direta - nas alturas - quando meio time esperava pela bola alçada na área. Juan, como eu já escrevi aqui, pensa nele e só nele.

E assim o Flamengo dominou, criou e perdeu chances, boas chances, principalmente com Kléberson, dono de talento especial para perder gols.

Só que, aos quarenta e dois, Juan entregou a bola e o jogo.

O empate, numa bela jogada entre Ibson-Kléberson-Emerson, veio lá pelos trinta do segundo tempo e teria dado ao time uma classificação que em nada seria injusta. Pelo contrário, mesmo antes de sofrer o gol, o Flamengo sempre jogou para frente, até mesmo se expondo ao contra-ataque mais do que deveria.

Só que aí esse time se esforça pra arrumar uma faltinha pro Inter na entrada da área. E Bruno resolve fazer golpe de vista pra uma cobrança nem tão boa assim. Segue o Inter, sai o Fla. Mas poderia ter sido o contrário e também seria justo.

* * *

A eliminação não tem nada a ver com o título deste post. A volta de Petkovic para a Gávea, isto sim, é o fim.

Para o bem do clube, comissão técnica e departamento de futebol deveriam pedir o boné logo nesta quinta. Se aceitarem a sandice do presidente interino, estarão abrindo o chamado precedente Unimed. Só que, neste caso, nem patrocinador o time tem.

* * *

E por falar em Flu, quando alguém nas Laranjeiras terá um mínimo de entendimento sobre futebol para ver que Fernando Henrique não é e nem nunca foi um goleiro confiável?

Aliás, Bruno também não é. Bruno é o goleiro não confiável mais espetacular dos últimos tempos. Muito bom mesmo. Mas como falha também.

11 comentários:

Camilo Pinheiro Machado disse...

Que porra é essa de Pet, Edu?

E depois dizem que "tem coisas q só acontecem com o Botafogo"

Edu Mendonça disse...

A contratação do Pet me lembra muito a de um companheiro de trabalho seu, feita na surdina, sem conhecimento das chefias, na calada da noite... sem dúvida, dois exemplos de administração brilhantes...

renato disse...

e o pior você não sabe: o fh não é o maior problema do fluminense.

Edu Mendonça disse...

Ah, sei sim... Tô há uma hora ouvindo meu pai, tricolor fanático que conhece as entranhas do clube, soltar os bichos aqui no meu ouvido.

Mas é que sempre me chamam mais atenção os erros daqueles que se julgam incapazes de errar... que reclamam de treino... que dão entrevistas coletivas de óculos escuros da moda...

Quem diria que, no fim de maio, o ano teria acabado para todos os cariocas, menos o Vasco.

renato disse...

então nem vou repetir o que o seu pai está falando. e acho que o vasco é um bom exemplo pro fluminense, se são possíveis - e acho que são - as relações "eurico=unimed" e "roberto=delei". delei para presidente! serão anos sem brilho e, talvez, com idas à segundona. às vezes é preciso passar por isso para se curar. tirar o time, mexer na lama, desconstruir o ego e se reinventar. se é possível a relação "indivíduo=grupo", e acho que é.

Edu Mendonça disse...

Claro que é.

Mas não para o Juan. Nem para o Thiago Neves. Nem Celso Barros, Delair Dumbrowoejdkjski...

É realmente desalentador.

renato disse...

pra melhorar as coisas no rio, o maracanã fecha no fim do ano, para obras da copa-2014. ainda não li uma boa explicação, mas deduzo que serão quatro anos e meio sem o estádio. cheguei a usar isso para me acalmar ontem: "foda-se. qual é a graça de jogar a libertadores em volta redonda ou são januário?" mas, falando sério: olha o prejuízo. sem o maraca de vez em quando lotado, o que resta ao futebol carioca? juans, thiagos neves, celsos barros, delaires e nada para disfarçar o apocalipse.

marceloporto disse...

E tem repórter que chega pro FH e pergunta se ele pensa em seleção.
Ele não tem o direito de pensar em seleção.

Eu lembro da época que o Carlos Germano era (vo falar mesmo) um dos melhores goleiros do mundo, e sofria pra conseguir uma vaguinha na seleção, quando conseguia.

Edu Mendonça disse...

FH não serve pra engraxar as chuteiras do Carlos Germano...

E Renatin, a questão do Maraca é bem mais ampla: qual estádio do Brasil não vai ter que passar por uma grande reforma para a (gulp!) Copa? Periga, em 2012 e 2013, termos campeonatos brasileiros inteiros disputados na várzea...

Bolinho disse...

O que mais doeu na Quarta foi que eu ri quando o Andrezinho entrou...e já tava vendo passagens pra Curitiba pra semana que vem...e ainda esqueci o portugues e escrevi uma mensagem pra vc escrito "enfarto"...que Quarta!

Edu Mendonça disse...

Acho que eu nem deveria confessar isso, mas fui na cozinha pegar água na hora da falta, achei que dali bateria o D'Alessandro... Quase joguei o copo na parede quando vi no replay que tinha sido o boneco-do-posto num golpe de vista do Bruno.

FORA JUAN.