quinta-feira, 11 de junho de 2009

Valeu à pena?

UAU.

De onde será que Florentino tira tanto dinheiro nesses tempos bicudos? O Real não deve quinhentos milhões de euros na praça?

Deve. E investe pesado para fazer o máximo de dinheiro possível, o quanto antes. Por isso deu a maior arrancada de todos os tempos nesse período pós-temporada, em que todos estão em busca de bons negócios. O Real foi às compras e em uma semana garantiu os dois mais cobiçados produtos do mercado, Cristiano Ronaldo e Kaká.

Ontem, o site do clube já vendia camisas do brasileiro. Que nem escolheu o número que terá às costas. Amanhã ou depois serão as do português, que vai usar a nove. De uma hora para outra, alguns milhões de torcedores asiáticos viverão o conflito de diferenciar Ronaldo do Manchester. Manterão o amor ao clube inglês ou seguirão o destino do ídolo? Qual camisa comprarão?

De uma só tacada, o Real investiu 159 milhões de euros na empreitada de seu novo-velho presidente para reerguer clube e time. E mais nomes serão anunciados - falam em Ribèry, que também não será barato - aumentando essa cifra absurda que já mereceu a preocupação até mesmo de Michel Platini, presidente da UEFA.

Mas Florentino sabe que, no panorama atual do futebol, o retorno financeiro será mera questão matemática. Só uma coisa ninguém pode prever: se o retorno em campo será o mesmo, como mostram as dez maiores transações da história.

1) Cristiano Ronaldo, Manchester para o Real - 94 milhões de euros

2) Zidane, Juventus para o Real, 2001) - 75 milhões de euros

O time galático pode ter ficado marcado mais pela fama que pelos títulos, mas Zidane justificou cada centavo gasto em sua contratação. Deu a da Liga dos Campeões 2001/02 ao clube, marcando na final um dos gols mais fantásticos de todos os tempos. Foi ainda campeão mundial de clubes no mesmo ano e campeão espanhol em 2002/03. A carreira do francês acabaria marcada muito mais por sua passagem pelo time merengue, que defendeu de 2001 a 2006 (155 jogos), do que pela Juve (151 e dois títulos italianos).

3) Kaká, Milan para o Real - 65 milhões de euros

4) Figo, Barcelona para o Real, em 2000 - 61 milhões de euros

Chegou um ano antes de Zinedine e foi logo conquistando o campeonato espanhol 2000/01. Ao lado do francês, foi bi em 2002/03 e levantou a Liga dos Campeões e o mundial de clubes. Saiu um ano antes dele e o clube acertou em deixá-lo ir para a Inter - Figo marcou 30 gols em 172 jogos pelo Barça, 36 em 164 pelo Real e só onze na Itália, onde estava desde 2005, antes de perdurar as chuteiras no fim da atual temporada. Também marcou seu nome na história do clube.

5) Crespo, Parma para o Lazio, em 2000 - 56 milhões de euros

Naquele baita time da Lazio que conquistou o título italiano na temporada 1999/2000 e brigou de igual para igual com os gigantes europeus pelos três anos seguintes, houve acertos, como Nedved, Marcelo Salas e Mihajlovic, e erros - como Crespo. O argentino, que chegou como presente à torcida logo depois da conquista do scudetto, ficou só duas temporadas no clube. Título, só um, a Supercopa da Itália, em 2000. Longe de valer 56 milhões de euros e ser, ainda hoje, a quinta maior transação da história. Ainda assim, Crespo não deixou de ser artilheiro em sua rápida e caríssima passagem por Roma - em 70 jogos, foram 39 gols.

6) Mendieta, Valência para o Lazio, em 2001 - 48 milhões de euros

O espanhol, a mais inflacionada transferência da lista, ficou ainda menos que Crespo na Lazio - só a temporada 2001/02. No ano seguinte, foi emprestado ao Barcelona. Em 2003, novo empréstimo, para o Middlesbrough, que finalmente o comprou em 2004, por um valor nunca divulgado. Um dos piores negócios de todos os tempos.

7) Ferdinand, Leeds para o Manchester, em 2002 - 47 milhões de euros

Quatro títulos da Premier League, uma Champions, um Mundial de Clubes da Fifa. Se as conquistas não falassem por si, falaria o fato de que Rio se tornou um símbolo para o clube. Muito dinheiro por um zagueiro, mas dinheiro muito bem investido.

8) Shevchenko, Milan para o Chelsea, em 2006 - 46 milhões de euros

O maior erro de Abramovic, o que não quer dizer pouco. Fez só nove gols no Chelsea. Emprestado de volta ao próprio Milan, amargou banco. Um mico quase tão grande quanto Mendieta.

9) Verón, Lazio ao Manchester, em 2001 - 46 milhões de euros

Pra bancar tantas contratações no início da década, a Lazio também vendia. E vendeu o meio-campo muito bem ao Manchester. Mas o temperamental - e argentino - Sebástian durou apenas duas temporadas na Inglaterra, conquistando uma Premier League. Um mau negócio.

10) Buffon, Parma para a Juventus, em 2002 - 45 milhões de euros

Buffon conquistou só dois scudettos na Juve e nenhum título europeu. Mas, muito mais que isso, virou ídolo e símbolo ao permanecer no clube após o rebaixamento e levá-lo de volta à primeira divisão. Único goleiro da lista.

Kaká? Ronaldo? Teremos que esperar para saber se valeu à pena tanto dinheiro.

7 comentários:

Camilo Pinheiro Machado disse...

Essa nova versão dos galáticos promete. Kaká e C. Ronaldo? ruim de marcar...

mas o Barça ainda é melhor, inclusive no papel, jogador a jogador.

Edu Mendonça disse...

E o mais legal é que o Barça fez a base do time em casa, não comprou a peso de euro. Aliás, o Real sempre foi assim.

Agora falta o Ibra acertar com o Barça pra esvaziar completamente o campeonato inglês e tornar o espanhol o mais atraente do mundo ano que vem.

renato disse...

mudando de assunto, acho que descobri! o ramirez não é uma mistura de cerezo e paulo isidoro?

Edu Mendonça disse...

Hehehe.

Hoje estava pensando na falta de timing do Robinho pra sair do Real Madrid... Tolo.

marceloporto disse...

Agora eu quero um post fazendo um breakdown de uma das cestas mais lindas da história da NBA.

Kobe é foda. rs

renato disse...

evidentemente não mudei a minha rotina por causa do time do dunga. só enquanto esperava o almoço é que me lembrei do jogo e liguei a tevê. e descobri que será uma copa sem som. porque é insuportável, nada menos que insuportável, o buzinaço da torcida sul-africana. uma abelha gigante e incansável. tortura. só tirando o som dará pra ver a copa. e o pior você já sabe: com a tendência brasileira a babaquices em geral, já já vão adotar aqui aquela merda.

Edu Mendonça disse...

Porto, o Kobe imitou o Jordan até nos saltos que deu pra comemorar o título... mas o post tá encomendado, pode deixar.

Não vi o jogo, Renatin... tava na redação da Record na hora, correndo atrás de emprego... a pergunta é: o buzinaço conseguia encobrir o Galvão?...