segunda-feira, 1 de junho de 2009

Segunda!

O fim de semana que passou entra para a história do futebol por conta de carreiras tão marcantes quanto únicas que se encerraram.

Parou Luís Figo, um craque de bola que conseguiu brilhar e conquistar títulos no Barcelona, no Real Madrid e na Internazionale. Que foi símbolo e motor do ressurgimento do futebol português para o mundo. Com Figo Portugal foi quarto numa Copa, vice em uma Eurocopa e terceiro em outra.

Também parou Pavel Nedved, um dos carais mais rápidos de raciocínio que vi jogar. O tcheco, quando novo, era um demônio. Um Tevez meio-campista, só que com elegância. Pra quem não o viu na Lazio, basta dizer que, em três temporadas, conquistou um scudetto, duas Copas da Itália, uma Recopa Européia, duas Supercopas da Itália e uma Supercopa Européia. Aí a Juve o comprou.

Paolo Maldini, finalmente. E quem há de dizer que foi tarde? Jogou até quando quis e virou mito milanês.

Três jogadores que representam a minha geração no futebol, craques que eu acompanhei desde os primeiros dias.

Ficar velho é começar a ter seleções prediletas divididas por décadas...

* * *

Adriano deu ontem um exemplo de como usar o peso (e sua força, claro) a seu favor. Não perdeu uma dividida. Tomou um chute na canela no lance do toque de calcanhar para Emerson e nem sequer pareceu sentir. Adriano, em forma, pode sim ser a diferença neste time do Flamengo, que ninguém sabe como vai ficar ainda, se terá Ibson, se perderá Kléberson, se terá de fato o jogador de futebol Petkovic...

Enquanto isso, Obina fez gol em seu segundo jogo pelo Palmeiras.

* * *

Semana passada eu escrevi:

"(...) na próxima rodada teremos São Paulo x Cruzeiro, Santos x Corinthians e Vitória e Grêmio. Será perfeitamente plausível, então, que o São Paulo termine a quarta rodada dez pontos atrás do Inter, o Cruzeiro seis, o Corinthians oito e o Grêmio idem. Ou seja, logo no início, o time gaúcho pode abrir uma excelente frente sobre seus principais concorrentes. Pontos que poderão fazer muita diferença lá pra frente."

Dos quatro concorrentes do Colorado ao título (talvez pretendentes seja melhor, porque eu não acredito que o Corinthians realmente chegue perto disso), apenas o São Paulo não ficou ainda mais para trás, graças à vitória sobre o próprio Cruzeiro, que já vê o Inter seis pontos à frente. O Grêmio, derrotado pelo Vitória, está a oito. Mesma diferença do Corinthians.

Sem dúvida, uma tremenda arrancada.

Domingo que vem tem Cruzeiro x Inter, jogo imperdível. Principalmente depois de um sábado de seleção do Dunga.

10 comentários:

marceloporto disse...

Figo muito ídolo. Esse dava gosto de ver jogar. O jogo nem precisava estar bom, nem seu time estar ganhando. Mas como jogava bonito.

Minha previsão pre-Brasileirão do Furacão rebaixado tá se confirmando.

Edu Mendonça disse...

Muito ruim esse furacão, tá mais pra leve brisa. Mas acho que a diretoria vai se mexer, já tá correndo atrás do Paulo Baier. Ainda acredito que quem caia seja o outro Atlético. Mas é aquilo, foram apenas 4 de 38 rodadas...

Lakers em seis ou sete?

Camilo Pinheiro Machado disse...

Não é porque eu acho a mulher dele o verdadeiro fenômeno, mas sempre idolatrei o Figo tb.

Futebol simples e vitorioso.

Dá até pra fazer aquele quadrinho do EE. Quem foi Melhor: Figo ou Lúcio Flávio? rs...

Edu Mendonça disse...

Hehehe... eu cheguei a separar umas fotos dele com o 747... aí descobri que as mulheres do Nedved e do Maldini não ficam muito atrás.

Viu o documentário do Kobe?

Camilo disse...

Vi no youtube, achei foda. Mas queria ver legendado, meu inglês não consegue entender algumas expressões que os caras falam no calor do jogo.

Alguns acharam muito cansativo esse lance de 30 cameras, mas acho que foi aí o acerto do Spike. era pra ficar over mesmo, pra quem gosta do negócio.

além de muito arrogante e centralizador, Kobe se mostrou muito! mas muito inteligente no doc.

q q tu achou?

Edu Mendonça disse...

Eu não vi. Só uns 15 minutos, ontem, na reprise - aliás, vai reprisar de novo na espn quinta, uma hora e meia antes do primeiro jogo das finais. Mas a tradução do basquetês tava bem decepcionante.

Eu ponho em dúvida a maneira como ele tava agindo no jogo. Fala demais, nunca li que fosse sempre assim. Deve ser complicado você manter a naturalidade durante um dia de trabalho sabendo que tem o Spike Lee filmando tudo pra um documentário sobre você. Sei lá, tudo no Kobe sempre me pareceu muito fake. Menos o basquete, claro.

renato disse...

e o ibra no barça? caralho...

Edu Mendonça disse...

Hehehe... Caralho é pensar que, além dele, parece que vão mesmo contratar também o Fábregas.

Do meio pra sempre, ele, Iniesta, Xavi, Messi, Ibra e Henry.

O Florentino vai precisar de muito mais que um Kaká pra equilibrar isso.

Virgílio Dias disse...

Enquanto isso, o técnico Dunga escala volantes e mais volantes...

Leonardo, pessoa não muito querida neste blog, disse uma coisa interessante quando assumiu o Milan. Vai se espelhar na seleção de 82. Boa sorte pra ele.

Edu Mendonça disse...

Agora que a Inter quer o Felipe Mello é que o Dunga não o tira mais do time mesmo.

O Leonardo vai precisar de sorte mesmo com Gattuso, Pirto, Ambrosini, Inzaghi, Seedorf, Shevchenko, Ronaldinho... parece um time de veteranos... de repente ele pega uma vaguinha na defesa, onde o pessoal é ainda mais velho.