segunda-feira, 22 de junho de 2009

Vale Tudo

Qual é o verdadeiro Flamengo?

O que goleou o Inter, ontem?

Ou o que foi goleado pelo Coritiba, domingo passado?

Que, diga-se, são o mesmo time que deveria ter vencido Cruzeiro e Sport, mas perdeu para ambos. Que poderia, assim, estar com dezesseis pontos na tabela, mas só tem dez. Que teria condições, com o elenco que tem, de brigar pelo título brasileiro sim. Mas não acho acredito que vá.

A vitória de ontem não foi pelo Cuca. Teve a ver com a eliminação da Copa do Brasil, ainda entalada na garganta dos jogadores. O Fla poderia estar decidindo o título com o Corinthians, agora. Mas também poderia ter sido eliminado pelo Coritiba nas semis, caso tivesse passado pelo colorado. Poderia, deveria, seria...

Esse time do Flamengo pode tudo. Porque na Gávea, no momento, tudo pode.

O lance do pênalti, ontem, é exemplo oportuno. Vencia por três a zero, fatura liquidada, quando começou a discussão entre Adriano e Juan para decidir quem cobraria. Porque, como ficou claro, até hoje o time de Cuca não tem um cobrador oficial - coisa que, em qualquer lugar civilizado da bola, é o técnico quem determina. Toró deu seu pitaco, Léo Moura também, e no fim foi Adriano quem falou mais alto, bateu e fez. Ponto pra ele. Juan, que queria cobrar, que chegou a pegar a bola, que insistiu até que Adriano a tirasse dele, saiu balançando a cabeça, em sinal de descontentamento (normal dele, Juan está sempre descontente, seja com um companheiro, com o juiz, com quem lhe faz falta, com quem lhe dribla). E Ibson, dono do jogo ontem, ficou menos contente ainda, ao ver tudo isso. De tão irritado com a situação, reclamou com Cuca e nem comemorou com os companheiros o quarto gol. Só se acalmou mesmo depois de sair de campo sob aplausos e coro da torcida para ficar.

O treinador? Disse, textualmente, o seguinte:

"O Ibson era o juiz do caso. Treinamos dez pênaltis, o Adriano fez oito, o Juan fez oito... O Juan se preparou e o Adriano também queria bater. Ele tinha feito dois gols e merecia. Pior é quando a briga era para não cobrar."

Hã? Hein???

Não pode ser sério um comandante assim.

* * *

Cuca ligou pro Juvenal? Bem, pelo que disse ontem, na coletiva após o jogo, sim. Chegou a pedir desculpas ao Muricy caso "tenha criado algum desconforto para ele".

Isso, depois de afirmar que não mantém relação pessoal com o presidente do São Paulo. "Nunca liguei pra perguntar como ele está, nem pra lhe dar parabéns no seu aniversário."

Ora, então ligou no sábado para falar o quê?


O Brasil venceu e desclassificou a Itália, ontem, com uma grande exibição. É o que dizem os jornais, sites, jogadores da seleção e seu técnico.

Eu não pude assistir ao primeiro tempo. Quando liguei a tv, já se tinham passado quatro minutos do segundo.

Dali em diante, o que vi foi um time se defendendo o tempo todo, mesmo diante de uma das piores seleções italianas que já foram formadas. Que depende de bondes como Luca Toni e Gilardino, que ainda acredita em veteranos como Pirlo e Camoranesi. Diante desse quadro, Dunga só foi mexer no time aos 37 e 43 minutos, botando mais dois volantes em campo, Kléberson e Josué.

E depois da partida, eu me deparo com manchetes como "BRASIL JOGA À LA 70 E ATROPELA A ITÁLIA."

Realmente, eu devo entender só de basquete mesmo.

Ou nem isso. Afinal, agora minha profissão passou a ser tão regulamentada quanto à de prostituta - exerce-a quem quiser e tiver a oportunidade.

14 comentários:

renato disse...

ih, rapá, boa discussão. mas tem que ser ao vivo, numa boa mesa. sou contra o diploma de jornalista. vamos marcar um almoço? por enquanto, aqui, fico com outro assunto: e a matada de bola do neymar no primeiro gol do santos?

Virgilio Dias disse...

Claro que o Cuca ligou se oferecendo. Ele só não contava com a língua afiada do Muricy. Ficou com cara de babaca na coletiva.
Se eu fosse o presidente do São Paulo dava dois meses de férias para o Muricy. Estava desgastado, sim, mas demitir o cara? Ricardo Gomes? Não está no mesmo nível.

O que foi Kleber Leite pedindo desculpas pelo caso do Alex Cruz? A Gávea é uma piada. Faz tempo.

Virgilio Dias disse...

Renatinho, vai ter uma boa discussão no Observatório da Imprensa. É amanhã, 22h40 na TV Brasil.

Edu Mendonça disse...

Eu também sou contra, Renatinho. Mas na Suécia, na Holanda. Num país como o nosso, em que vale tudo, isso pode acabar com nosso ofício a longo prazo.

É como a matada do Neymar. Agora o talento do moleque aparece só esporadicamente. No futuro, a queda do diploma e o nascimento de uma imprensa de fofocas e celebridades tão forte pode encher as redações de gente sem preparo.

Não que eu ache que a faculdade de jornalismo faça o jornalista, o prepare para a profissão, de forma alguma. Mas suportar os quatro anos de faculdade é a primeira peneira para separar joio do trigo, numa carreira que tradicionalmente sempre foi a preferida daqueles que "não sabiam ao certo o que fazer."

Edu Mendonça disse...

Virgil, essa do Alex Cruz é outra que mostra perfeitamente a casa da mãe Joana que virou a Gávea. E o Kléber ainda se pronunciou sobre o caso, dizendo estar "tocado pela manifestação humana que nunca havia visto antes no futebol".

S-O-C-O-R-R-O!

Camilo disse...

Eu não sei o que achar desse lance do diploma. Meu curso na PUC - que despeja dezenas de jornalistas por semestre nas redaçoes do Rio - foi uma merda, nao prepara ninguem pra nada.

sobre o Fla, assisti ao jogo com amigos flamenguistas num bar lotado de vcs. Euforia, "agora vai!", oba-oba, "Imperador é melhor que Luís Fabiano"... e por aí vai, foi.

fofoca. ontem no aviao, sentei ao lado do presidente Delair e sua senhora. pensei: o velho foi até brasília pra ver o fla-basquete ser campeão, se f., mas já deve agora estar pensando na reestreia do Pet, na necessidade dos tres pontos para o Cuca... daí ele manda p/ patroa, às 16h20:

- chegar em casa e apagar, amor. muito cansado. acho q só vou levantar amanha...

foda-se o jogo.

Virgilio Dias disse...

Camilo. Isso serve para a maioria das cartolas. Foda-se o time!

Edu Mendonça disse...

Enquanto isso, sábado, na Ressacada, o presidente do Fluminense circulava mais pra lá do que pra cá (deve ter achado apropriado), dando trabalho ao assessor do clube, que tentava mantê-lo afastado da imprensa. Dá pra acreditar que futebol seja algo sério pra esses caras?

Bolinho disse...

quando rolar esse papo de bar com o Renatinho eu quero ir pra dar uns pitacos...
abrá

Blog do Tavares disse...

Comentando aqui pela primeira vez:

O Flamengo faz tempo que virou time pequeno, muito mal administrado, coisa de amadores mesmo.

A seleção tem jeito, é só o Dunga começar a gostar de futebol.

Quanto ao diploma de jornalista, também acredito ser desnecessário, mas que a faculdade faz uma filtragem é inegável.

Abraços.

p.s.: muito bom seu blog, parabéns!

Edu Mendonça disse...

Seja bem-vindo, camarada.

A questão do diploma é essa mesmo e teu blog - e tantos outros sobre tantas outras coisas - são a prova disso. O problema, como eu disse, é o STF tomar uma decisão dessas num país como o nosso, pois tenho medo do "Efeito-Tamborideguy". Em vez de uma Narcisa, que teve tempo, dinheiro e paciência pra cursar quatro anos e se formar, podemos, de uma hora para outra, ter várias delas tirando o emprego de gente séria. Porque cada Narcisa, pela lógica do mercado, vai consumir o salário de alguns de nós, profissionais de carreira. Mas esse assunto tem vários prismas, claro. E, volto a dizer, também acho o diploma inútil.

Sobre o Flamengo, jamais será um time pequeno, por mais mal administrado que seja. Ele é muito maior que qualquer incompetente que esteja no comando.

Volte sempre, Daniel! Também vou passar por lá.

renato disse...

camarada, vou pegar minha carteira no detran da gávea. bora lá no braseiro?

Edu Mendonça disse...

Fechado.

Blog do Tavares disse...

Claro, o Flamengo sempre será grande, quis dizer pequeno nesse sentido de administração de pouca visão mesmo.

Com certeza, vou estar sempre por aqui sim! E sua presença enriquece meu iniciante blog, obrigado.

Abraços.