sábado, 4 de setembro de 2010

Don't Believe The Hype.

O Public Enemy já alertava, há vinte anos.

Tudo começou em 2005, quando, aos quatorze de idade, Ricky Rubio se tornou o mais jovem jogador a atuar na ACB, a liga profissional espanhola, segunda mais forte do mundo. Eu ouviria falar dele pela primeira vez um ano depois. Leria, na verdade – Lang Whitaker, da SLAM, um de meus gurus quando o assunto é basquete, seria o responsável por levar o então jovem armador do Joventut Badalona ao conhecimento dos americanos e de fanáticos como eu.

A performance inacreditável na final do europeu sub-16, contra a Rússia, em 2006 – 51 pontos, 24 rebotes, 12 assistências e 7 bolas roubadas, forçando a primeira de duas prorrogações com um arremesso do meio da quadra – dava credibilidade ao burburinho. Não parecia mesmo hype. Naquele torneio, Ricky teve dois triple-doubles e um quadruple-double. Gostaria muito de linkar um vídeo da final, mas aqui na Turquia o You Tube é proibido (sério).

Muita coisa aconteceu desde então. Aos vinte anos, ele já possui uma prata olímpica, um título europeu e um da Euroliga. Mas o fato é que, aqui em Istambul, tem sido apenas mais um.

Números são frios, mesmo no basquete. Nem sempre traduzem a verdade. Mas os dele, nos cinco jogos da primeira fase, não condizem com a fama – médias de 5 pontos, 6.2 assistências e só 28% nos arremessos, com pífios 9% nas bolas de 3. Mais que estes, dois outros chamam a atenção – 3 vitórias e 2 derrotas da Espanha, num grupo que tinha Nova Zelândia, Canadá, Líbano (vitórias), Lituânia e França (derrotas). Contras os libaneses, em 26 minutos em quadra, Ricky saiu zerado.

Essa campanha irregular – e um possível corpo mole da Grécia no último jogo da fase de grupos, contra a Rússia – fizeram com que espanhóis e gregos se cruzassem logo nas oitavas aqui em Istambul, reeditando a final do mundial passado. Ótima chance para o garoto tirar minha má impressão (e que fique claro que já vi Ricky jogar inúmeras vezes pela tv na liga espanhola, em olimpíadas, no europeu, na Euroliga - muitas delas de forma excepcional). Mas hoje, novamente, não foi o caso.

A Espanha venceu. Nem jogou tão bem, mas teve uma senhora ajudinha do time grego, que chutou 7 pra 23 da linha dos 3 e - meu Deus! - só 44% da linha de lances livres. Com aproveitamento assim, seria mesmo complicado vencer os atuais campeões, que, aliás, não perdem para o adversário há cinco anos. Ricky jogou 27 minutos, o que é sua média aqui. De novo foi mal nos arremessos - 2/6, com 0/2 dos 3 (acumula 1/13 no campeonato) para 6 pontos, 6 assistências e uma bola despediçada.

Ricky Rubio é uma farsa, então? Claro que não. Basta rever a final olímpica contra os americanos ou algumas de suas partidas nos playoffs da Euroliga ou da ACB para saber que há muito basquete no garoto magrelo de 1,92 m. Mas daí a apontá-lo como um fenômeno, há uma distância enorme. Fenômeno, quem tem mostrado que é aqui em Istambul é Kevin Durant, outro garoto (22 anos). Ricky é um jogador em construção. Que hoje, aliás, tomou decisões acertadas nos minutos decisivos contra os gregos e foi frio na hora de converter aqueles dois lances livres no fim.

Mas não à toa ele decidiu esperar mais um tempo para dar o salto para a NBA. Se engana quem pensa que foi apenas por ter sido escolhido pelo Minesotta Timberwolves, um dos piores times da liga. Ele não está pronto.


Há serviços que não nos atendem – na prestação e no atendimento – mesmo quando pagamos caro por eles. Operadoras de telefonia móvel em geral, a NET, em especial... e há aqueles que não deveriam nos atender além do serviço em si, visto que são gratuitos.

Como o Google.

Ontem, enquanto reorganizava minhas contas do Gmail, cometi um descuido em meio a tantos formulários para deletar uma delas, e acidentalmente excluí o Tudo Bola. Qual não foi meu pânico quando me dei conta... Quatro anos de textos, entre Uol Blog e Blogger, perdidos para sempre! Primeiro tentei o suporte, mas já esperava que não houvesse, afinal, os principais serviços do Google são de graça... tentei a ajuda, através do fórum do próprio Blogger... nada. Apelei para fóruns outros, chegando a bater papo com geeks americanos, apenas para ter a mesma resposta – no máximo, conseguiria recuperar alguns textos, nunca todo o conteúdo. Fui dormir, já de madrugada, arrasado.

Neste sábado, pela manhã, o desespero me fez apelar. Usei o único canal de comunicação do Google, por onde eles recebem denúncias de pornografia, spam etc. Fui sincero no formulário e expliquei que havia apagado meu blog acidentalmente, que era conteúdo jornalístico de quatro anos, com textos que significavam muito para mim... Mas não tinha muita esperança.

Eis que, quando chego aqui na Sinan Erdem Arena e entro no messenger pra falar com meu amor, ela me dá a notícia de que tinha acabado de acessar o blog! Entrei imediatamente e estava tudo lá. Abri a conta que havia deletado e lá estavam também todas as mensagens que não mais desejava na caixa de entrada.

O mais engraçado é que, ontem mesmo, um dos telões gigantes de Times Square exibia o vídeo de uma ONG criticando a política de privacidade do Google, usando a imagem do CEO da empresa, Eric Schmidt, como um sorveteiro que já sabe os sabores favoritos de cada criança antes mesmo do pedido. “O Google sabe mais sobre nós que agências do governo”, alertava o vídeo.

Bem, depois de hoje, quando alguém, sabe-se lá em que lugar do mundo, resolveu meu problema em poucas horas, o Google pode perguntar o que quiser sobre minha vida que eu respondo.

E não falem mal da empresa perto de mim...

9 comentários:

Anônimo disse...

Incoerente, n entendi se vc acha o rubio com ou nao. enche a bola dele pra depois dizer que n tah pronto pra nba...

Edu Mendonça disse...

Acho ele bom jogador sim. Só que o tal "hype" feito em cima do garoto nos últimos anos fez muita gente acreditar que se trata de um fenômeno (e, num certo grau, até é, pois vamos lembrar que ele tem 20 anos apenas).

Ver um jogo ao vivo é muito diferente de assistí-lo pela tv, você saca muitos detalhes que as câmeras não mostram. Aqui no mundial ele ainda não demonstrou ser um cara capaz de dominar a partida. Tem jogado, por exemplo, bem abaixo do que jogou em Pequim, quando ainda tinha 18. Mas crescer é exatamente isso, aprender a lidar com os altos e baixos até atingir aquela regularidade característica dos grandes. Por isso acredito que ele mesmo pense que ainda não está na hora de ir pra NBA. Ele e os pais dele, diga-se, que são quem dão as cartas na carreira do Ricky desde que ele assinou o primeiro contrato profissional. Abs!

Thiago disse...

A questão é que o Rubio não é O cara na Espanha, que é um time cheio de jogadores veteranos e consagrados. Por isso os números dele não são tão impressionantes.

Anônimo disse...

E o jogão CRO x SER, vc não viu?

Edu Mendonça disse...

Vi sim. Mas o Tudo Bola é um blog de crônicas, não de notícias. A proposta não é falar de todos os jogos do mundial (ainda bem, porque eu acabo de assistir a Eslovênia x Austrália) e sim, dar uma visão diferente da que pode ser encontrada num monte de bons lugares pela web.

Thiago, O cara da Espanha, até aqui, tem sido o Navarro, você tem toda razão. O que começa a me chamar a atenção no Ricky é como ele parece ter dado uma estagnada, desenvolvido pouco nesse último ano, apesar de ter acumulado experiência pra caramba, chegando às finais da ACB e da Euroliga. Mas, como disse, ainda tem 20, não vamos apressá-lo. Abs!

Anônimo disse...

Eu acho que ele seria comido vivo na nba, principalmente na defesa precisa ganhar corpo além da experiência. fora isso não tem bom arremesso mesmo, média ridícula no mundial.

Thiago disse...

Bom, jogando no Minesotta, ele seria comido vivo com todo o time todo jogo, huauhuauhuau...

Anônimo disse...

Livebloging hoje pra brasil x argentina?

Edu Mendonça disse...

Não... atrapalha ver o jogo... mas vou dar umas tuitadas, certamente: @edumendonca. Abs.