domingo, 6 de junho de 2010

Os 12 Trabalhos de Zico.

O futebol não para. Neste fim de semana tivemos a sétima e última rodada do Campeonato Brasileiro antes da Copa. Que começa na próxima sexta e acaba num domingo, dia onze. Na quarta, dia 14, já acontece a oitava rodada, que para alegria do carioca terá mesmo um Flamengo x Botafogo no Maracanã.

Que Flamengo será esse, é a grande pergunta que a torcida rubro-negra se faz depois da inacreditável derrota para o Goiás. Tivesse vencido, o time poderia até mesmo passar esse mês de paralização num ambiente de paz e otimismo. Mas seria uma situação enganosa. E o que o Flamengo precisa, nesse momento, é admitir, como nunca antes, sua real condição.

Depois de uma espera de dezesete anos, o clube conquistou um improvável Hexa. Improvável e, por que não dizer, oportunista. Campanhas de anos recentes tinham sido até mais sólidas, faltando fôlego ao longo do caminho. No ano passado, mesmo com algumas derrapadas no fim - a mais notável delas, ironicamente, contra o Goiás - o time foi firme na reta de chegada. Time de decisão, como manda a tradição rubro-negra. E que ainda contou com uma conjunção dos astros favorável, que manteve, durante um determinado período, Adriano na linha, Pet em forma e motivado e o time, de modo geral, confiante.

Isso pode levar outros dezesete anos para acontecer. Ou nem se repetir.

A realidade atual é que o time do Hexa acabou. Uma geração vitoriosa parece ter encerrado seu ciclo na Gávea. Além disso, Adriano já foi. A Pet, mesmo ficando, não pode caber a responsabilidade pelo sucesso. Essa responsabilidade, agora, caberá a Zico - montar um novo time.

Quem trazer? Ronaldinho, Riquelme? Sério? Quanto tempo a torcida demoraria para pegar no pé de quem só quer bola no pé, como os ex-craques? Quem vender? Kléberson? Fierro, que pode estar sendo trocado pelo carrasco Montillo? E quanto a Bruno e Juan, jogadores que têm mercado e parecem não ter mais clima com a torcida? Léo Moura vai pro meio? E os mais jovens? Os de fora, como Ramon e Michael e os do clube, como Camacho e Diego Maurício?

Rapidamente, onze interrogações num só parágrafo. E Zico ainda tem outras, tão importantes quanto.

A maior delas, o CT. Já é sabido que será prioridade - Emerson, que deveria vir, não virá porque o milhão de dólares pedido pelos árabes é mais importante se investido no centro de treinamento. Dotar o clube de uma estrutura profissional de ponta - que ele não tem - é o primeiro passo para um novo Flamengo. Que não deve - ou deveria dizer logo não vai - brigar pelo título brasileiro. Num planejamento de três anos, tempo em que Zico estará à frente do comando do futebol do clube, é preciso estabelecer prazos, metas, um cronograma. E dentro da realidade atual, pensar no Hepta seria incoerente e enganoso. Coisas que o Galinho nunca foi. Palpável, sim, seria remontar esse time com o objetivo de uma nova participação na Libertadores, no ano que vem. Palpável e difícil, diga-se. Mas dentro de todas as especulações que prometem marcar o mês de junho por essas bandas, tudo é possível.

* * *

O TB andou meio parado, com motivo - estreia nesta quinta, às onze da noite, na TV Brasil, o programa "Repórter África - Copa 2010", uma revista eletrônica sobre o Mundial da África do Sul que pretende lançar um olhar diferente sobre a Copa, numa tabelinha entre futebol, música, cinema, literatura e arte - sem deixar de lado o que será notícia nos gramados sul-africanos. Promete.

7 comentários:

Bolinho disse...

Será um loooongo segundo semestre...
abraço e boa sorte no novo programa brother!

Anônimo disse...

o problema é a falta de seriedade no futebol brasileiro. contratam o maior ídolo da história do clube, ok. onde ele está? na áfrica... reclamam que não há tempo pra pré-temporada e aí quando pinta um mês inteiro livre, dão folga pros jogadores... não é sério.

Edu Mendonça disse...

Concordo plenamente com relação às folgas - a maioria dos times vai trabalhar apenas durante metade do mês.

Quanto ao Zico, ele assume dia 14, vai para a África apenas para a abertura e volta. Viaja novamente dia 27 e retorna em primeiro de julho. Logo, vai sim pensar e agir Flamengo nesse mês de Copa. Abs!

Virgílio Dias disse...

Sucesso com o Repórter África!!

Edu Mendonça disse...

Valeu, amigo! Viu a estreia aí na África do Sul, hehehe? Estamos ao vivo na web no tvbrasil.org.br/webtv.

Bom trabalho aí, camarada!

Virgílio Dias disse...

Edu,

O Soccer City é s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l. Só imagino como ficará o nosso Maraca. Apesar da obra milionária...
Vou tentar assistir ao seu programa. Boas edições pra você.

Edu Mendonça disse...

O fuso não te permitirá, amigo. Horas de sono em Copa são de ouro.

Achei o estádio de Rustemburgo duca também.

Arrebenta aí.