sábado, 26 de junho de 2010

Começou a Copa.

Uau, finalmente.

Chega de jogos como Argélia x Eslovênia, Nova Zelândia x Eslováquia ou Suíça x Honduras. Eu preferia a Copa com 24 seleções.

Chega também da França, com toda a loucura de Domenech (a quem Zidane chamou de, no máximo, "selecionador", nunca "técnico") e também da Itália, que até tinha treinador, não tinha mesmo era craque. Terá sido castigo pela final passada, a mais sem graça desde aquele empate sem gols de 94? Ou apenas soberba?

Agora, ao menos, temos a emoção dos jogos eliminatórios. Não acordei a tempo de ver a classificação uruguaia, culpa do Repórter África. Mas assisti a Gana eliminar os Estados Unidos numa partida muito boa, com direito a gol na prorrogação. Pena para os americanos, que até então tinham protagonizado o momento mais emocionante da Copa, com a classificação para as oitavas no último instante. Mérito para os africanos, pela primeira vez nas quartas.

Amanhã, um cardápio que não deve se repetir mais - num mesmo dia, o duelo entre ingleses e alemães e ainda a Argentina, de Maradona, novamente enfrentando o México, como em 2006. Apelo da tradição e de nomes de peso no primeiro e do melhor futebol praticado até aqui no segundo. E ainda por cima num domingo, para que o país não precise parar para ver.

Na sequência do feriadão, por falar nisso, tem Brasil mais uma vez. Agora pra valer. Com Kaká, com Robinho. Mas, talvez, também com Gilberto Silva e Josué. Favorito absoluto contra um Chile que tem em seu técnico a maior ameaça. Bielsa não é Dunga. É técnico de verdade. Que sabe explorar as deficiências do adversário, que soube levar o Chile à Copa com tranquilidade e autoridade. Que não se iludam os que acreditam no título. A partir de agora, a caminhada é árdua e não permite mais tombos.

3 comentários:

Virgílio Dias disse...

Bielsa perdeu três jogadores para o jogo. Vamos esperar o que vai fazer o professor contra o Brasil.
Abração.

PS: Está gostando do Repórter África?

Edu Mendonça disse...

Quatro. Vai com a defesa inteira reserva.

O programa tá legal, retorno muito positivo aqui dentro da TV Brasil e também fora. Pra quem só recebe um minuto e meio de cada jogo, sem poder usar as imagens para qualquer vt que não seja um off vivo e uma única vez, estamos conseguindo fazer um programinha simpático e interessante. E é bom trabalhar durante a Copa, senti falta demais em 2006.

E aí, tá curtindo? Abração, camarada!

Anônimo disse...

Hoje a turma do apito acabou de esculhambar essa copa. Tb, o Simon entre os melhores juizes, quer o q...