quinta-feira, 18 de março de 2010

Pensamentos Randômicos De Uma Quinta Qualquer.

Começando pelo óbvio, o Flamengo deixou escapar uma grande chance, ontem, em Santiago. Diante de um time que pressionava mas também dava espaços - e num campo de boas dimensões e em ótimo estado - o campeão brasileiro fez uma de suas piores partidas na temporada. Nem merecia mesmo o empate, que veio num gol irregular como seus atacantes, que nada acertaram. É bom Andrade começar a pensar em como trazer Petkovic de volta ao time titular. E alguém sabe me dizer o que Dunga vê no pífio Kléberson?

De uma maneira ou de outra, a situação do time carioca ainda é confortável. La U foi a sete pontos, o Fla tem seis, a outra U tem dois e o pobre Caracas, um. É preciso apenas lembrar que não basta ser o segundo, pois neste ano apenas os seis melhores segundos dos oito grupos avançam.

* * *

Seguindo com o melhor desta quarta, que prazer ver Lionel Messi jogar futebol! Não só ele, mas o Barcelona de Guardiola, como um todo. Ontem, com o regulamento debaixo do braço, o técnico espanhol deixou de lado o 4-3-3 e escalou Messi no meio-de-campo, à frente de Touré, Busquets e Iniesta, se aproximando de Henry e Pedro, que jogaram na frente. O baixinho deu um show e, depois da partida, lembrou que jogava assim nas categorias de base do clube.

Será que Maradona assistiu ao jogo?

Teria ele pensado num time com Mascherano, Verón e Máxi Rodríguez; Messi; Tévez e Higuaín do meio para frente? Que ainda pode ter, no banco, Aguero, Di Maria, Lavezzi, Lizandro e Milito. Ah, se nossos hermanos fossem para este mundial com um técnico de verdade como... Bielsa, por exemplo.

* * *

Hoje à tarde, o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro vai se encontrar com representantes de Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo para tentar encontrar uma solução para o impasse criado entre a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer e a empresa BWA, responsável pela confecção, comercialização e distribuição de ingressos e pelas roletas do estádio do Maracanã. Se não for apresentada uma proposta razoável, a Suderj pode romper o convênio que tem com a Ferj para a utilização do Maracanã em 2010, assinado no início do ano. Domingo, no clássico entre Fla e Vasco, só quinze das 103 roletas do estádio funcionavam.

É como entrar numa daquelas imensas agências bancárias, com vinte caixas... e apenas dois ou três atendem à multidão que forma a fila e espera horas para ser atendido. Mas não é só.

De nada adiantará botar as 103 roletas funcionando se a Polícia Militar não mudar a maneira como trata o torcedor e seu acesso ao estádio. Os currais "organizados" pela PM junto aos muros, dos dois lados da entrada, tanto no Belini quanto na UERJ, são de uma estupidez proporcional ao descaso com que quem paga ingresso é tratado por quem deveria garantir a sua segurança.

* * *

E a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, hein? Sobem mesmo no telhado sem os royalties do petróleo? Isso quer mesmo dizer que, desta receita anual de 7 bilhões de reais, parte seria usada para isso? Quem deixaria de receber, então? Saúde? Educação? Segurança?

Como diz meu mestre Renato Nogueira, ainda bem que moramos em Oslo, onde nada disso é problema.

* * *

Mais uma dele, pra encerrar: este é um dos mais sensacionais planos de sequência que vi no cinema nos últimos tempos. "O Segredo De Seus Olhos" está sendo baixado neste momento lá em casa.

No próximo post, um marco na história do esporte - pela primeira vez um ex-atleta, negro, se torna dono de um time profissional nos EUA...

5 comentários:

Anônimo disse...

É...parece que ou Andrade está involuindo ou apenas está bitolando como tantos outros técnicos... Kléberson...sem comentários..

Já o Barça, o que dizer..é bem armado tem bom técnico, melhor jogador do mundo e um elenco muito bem entrosado... O Messi, assim como Cristiano Ronaldo está num nível muito elevado para os outros jogadores e times.. Ainda bem que aqui ao lado temos o Maradona pra comandar a Argentina e em Portugal nem tantos bons jogadores..senão...

Já a situação do Maraca é muito problemática..a PM não tem nem treinamento nem competencia pra exercer segurança simples pública, quem dirá sobre a organizacional em entradas de estádios. Junta-se a um governo estadual pouco eficiente, mal administrado, que não audita nenhuma de suas concessões e nem se importa, afinal pra quê quando se tem o pré-sal...ops, tinha... Quanto mais se mexer, mais vão se aprofundar em utopias generalizadas...se depende dos recursos sobre os royalites do petróleo, não se deve de maneira nenhuma se pensar em realizar tais eventos da grandeza financeira e estrutural que é uma Copa e Olimpíadas.

Eu acho que não é só o futebol que não se deve ser levado à sério por essas bandas... Viva o pré-sal!!

renato disse...

palpites pras quartas na europa? se for pra sair do óbvio, a minha zebra é o bayern ganhando do manchester. talvez por influência de alemanha 2 x 1 holanda, 1974, que revi outro dia na série da espn.

Edu Mendonça disse...

i não, com o Rooney jogando a bola que tem jogado...

Palpite eu não tenho, mas torço pra que Barça e Arsenal estejam completinhos quando se enfrentarem. Messi, Xavi, Ibra, Henry x Fabregas, Arshavin, Nasri... vai ser bom.

Pecaram numa coisa na série da espn - quiserem fazer média com todos os narradores e comentaristas da casa...

renato disse...

camarada, não resisto. por que esse negócio de botar entre vírgulas, depois do nome luiz alberto, um "ex-zagueiro do fluminense"? o correto, evidentemente, seria "luiz alberto, criado na gávea, teve mais uma péssima atuação no boca juniors."

Edu Mendonça disse...

Ah, último clube... hehehe.

Mas, façamos justiça - trata-se de um zagueiro de muita regularidade. Saiu escorraçado da Gávea, das Laranjeiras e, breve da Bombonera.

Craque mesmo é quem conseguiu empurrá-lo pro Boca...