segunda-feira, 1 de março de 2010

Ás de Copas.

É pra assistir saboreando.

A partir de amanhã, sempre às terças na ESPN (21h) e aos domingos na ESPN Brasil (depois do Bate-Bola), quem aprecia a história do futebol vai poder rever - ou ver pela primeira vez - alguns dos jogos mais marcantes da história das Copas, a partir do mundial de 70.

A estreia, quase óbvia, é com a final entre Brasil x Itália. Narração e comentário serão atuais e eu queria muito ter essa lista, mas não tenho.

Tenho, sim, o saboroso cardápio:

Brasil x Holanda, 74, o atropelamento
Alemanha x Holanda, final de 74
Brasil x Argentina, 78
Argentina x Peru, o jogo da vergonha de 78
Argentina x Holanda, a final de 78
Itália x Brasil, 82, em que chorei de raiva
Inglaterra x Argentina, 86, Deus disfarçado de Diego
Argentina x Alemanha, final de 86
Itália x Argentina, 90
Alemanha x Argentina, final de 90
Brasil x Itália, final de 94
França x Brasil, final de 98
Brasil x Alemanha, final de 2002
França x Itália, final de 2006

A lista, mais do que mostrar a evolução do futebol nos últimos 40 anos, deixa claro também seu empobrecimento, pelo menos no que diz respeito ao que foi apresentado em Copas. Basta comparar os jogos das décadas de 70 e 80 aos das seguintes. Não faço questão alguma de rever as finais de 90 para cá.

Já os dois Brasil x Itália, o show holandês sobre nós em 74 - que tenho aqui no meu HD -, a final contra a Alemanha naquele ano e os jogos da Argentina em 86, esses sim, são de uma extirpe que quase não se vê mais.

Ainda mais em Copas do Mundo.

9 comentários:

renato disse...

concordo, camarada. de 90 pra cá, não me interessa nada do que foi escolhido. gostaria, talvez, do holanda x argentina de 98. e da exibição do zidane contra o brasil em 2006. mas o que me deixa mais curioso é o formato que eles escolheram. muito legal a ideia de narração e comentário atuais - mas eles têm que manter esses distanciamento histórico. nada de inventar emoção, pelo amor de deus.

Edu Mendonça disse...

Em 98 teve também aquele Argentina x Inglaterra, oitavas, decidido nos pênaltis depois do 2x2. Jogão.

Também espero que tenham esse bom senso, camarada. Mas lá costumam ter.

Anônimo disse...

Nunca tinha visto, esperava mais. Tinha uma idéia de que aqueles caras não erravam passes, eram geniais o tempo todo.
Achei lento, nem parecia final de copa do mundo. Achei o Pelé muito chorão, reclamando e induzindo a arbitragem o tempo todo. Comparar épocas realmente é complicado.
A lista tá na ordem em que eles vão passar?

renato disse...

deu certo. é um tipo de jogos para sempre. mas eles podiam estar mais atentos. no começo de vários lances, eu sabia o que iria acontecer. mas os dois continuavam a falar de outra coisa e se "surpreendiam" com o desenrolar da jogada. acho que cairia bem um "olha, presta atenção, agora começa o gol do gerson etc". mas gostei.

renato disse...

sobre o brasil x itália de 82, aquilo me deu uma das minhas poucas boas frases. num texto lá pro sportv, eu comparava: a contagem regressiva inventada pelo zagallo em 94, aquele negócio de "agora só faltam quatro, agora só faltam três", traz uma ideia óbvia de alívio, como se cada jogo fosse apenas uma missão a cumprir. em 82 cada jogo era um prazer. a frase era mais ou menos assim: hoje a gente quer que falte pouco; em 82 a gente queria que não acabasse nunca.

renato disse...

by the way, acho que a seleção começou ontem a perder a copa. a "boa", segundo os jornais, atuação do robinho acabou de secar o cimento na cabeça do dunga. o time é esse, sem o ronaldinho gaúcho. foda-se.

Edu Mendonça disse...

A de 82 é minha "primeira" Copa, Renatinho. Já seria algo meio lúdico por isso, imagine então com aquele time... Era isso mesmo, como na frase perfeita - um deleite.

Também gostei do tom que empregaram na narração - e a dupla Palomino/PVC é a melhor de lá. Da seleção do Dunga, não gostei, claro, nem podia. E só lamento que agora todos o aceitem e elogiem apenas por ele ter os tais "resultados". Uma versão burro-e-grosso-mas-vence do famigerado rouba-mas-faz.

Amigo Anônimo, os jogos estão na ordem de exibição mesmo. E lembre-se: só quem não viu centenas e centenas de jogos do Michael Jordan acha que ele não dava seus "airballs" de vez em quando.

renato disse...

quando o pelé isolava uma bola, em matrix o julio batista fazia um golaço.

Edu Mendonça disse...

hehehe