quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A Incrível Saga do Hexa (ou "Nunca Mais Venha Me Dizer Que VOCÊ É Muito Rubro-Negro, parte III")

Não à toa eu deixei pra falar sobre o jogo alguns dias depois. Precisava digerir minhas impressões do que vi e vivi no Brinco de Ouro.

Da contusão de Ronaldo (agora confirmada por exames, segundo o departamento médico do clube) à paralisia de Felipe no pênalti, passando pelas expulsão de Chicão e as reclamações gerais após o jogo, principalmente do Mano, tudo me pareceu um imenso teatro. Afinal, o Corinthians perdeu o interesse neste campeonato assim que passou a não ter mais reais chances de conquistá-lo. Por que, então, se importar tanto com o penúltimo jogo da temporada, ainda por cima, fora de casa? Pra ajudar o Palmeiras? Ora, na rodada anterior, o time havia sido derrotado em seus domínios pelo Náutico... e vinha de outra derrota, para o Avaí... Da falta de empenho na marcação à falta de urgência na pressão nos vinte minutos finais, tudo me passou a impressão de que, em campo, havia um time interessado pelo título e outro esperando as férias. E só. Isso não quer dizer, em absoluto, "entregar" o jogo; fosse isto, Bruno não teria feito três difíceis defesas no segundo tempo. O que muita gente, principalmente os críticos dos pontos corridos, parece não entender é que, nas rodadas finais, como em qualquer campeonato do mundo, há diferentes motivações para cada time. Cobrar do Corinthians o mesmo empenho do Flamengo neste jogo seria como cobrar do Sport uma vitória sobre o São Paulo no próximo domingo.

Fato é que a postura do time despertou a ira de parte da torcida, indignada com o que chamou de falta de respeito, de amor à camisa... a ponto do Juca Kfouri, roxo, afirmar que o desempenho do Corinthians foi vergonhoso. E eis que então, pra selar o assunto, o jornal oficial do clube me vem com aquela manchete na segunda-feira...

Mesmo assim, eu não entendo e não concordo com quem faz agora essa celeuma em torno de Flamengo x Grêmio, que vale o hexa para o rubro-negro e nada, absolutamente nada, para o tricolor.

É o mesmo que comparar a pelada descompromissada semanal de qualquer boleiro com aquele jogo de campeonato da empresa, que vale troféu, rixa, gozações até o torneio seguinte etc.

Ninguém se esforça da mesma forma nas duas situações.

6 comentários:

Bolinho disse...

mas otário mesmo foi o vacilão que invadiu o campo na hora do pênalti...por conta desse aí a gambazada vai pereder uns 5 jogos de mando de campo ano que vem!
abraço!

Virgilio Dias disse...

E vamos ficar mais um bom tempo sem o maraca. Onde será a final da Libertadores?


http://www.youtube.com/watch?v=aFlnSM3EYu0&feature=rec-HM-fresh+div

Edu Mendonça disse...

Virgil, a gente faria esse viral bem melhor - e por metade do preço - pra Olympikus...

Há uma proposta para que o Maraca só seja fechado no segundo semestre. Vamos torcer.

Anônimo disse...

Caráter é essencial em qqr nivel profissional e pessoal, e ao q parece, questionar o empenho em tais jogos só servem para efetivar a ciência de que é certo receber "um incentivo a mais" para ganhar um ou outro jogo aki e ali. E tb se "esforçar mais" qdo há chances de se ganhar o titulo de uma competiçao, torneio ou seja la o que for...pois se ñ se vai ganhar "medalha de ouro" pra que disputar a de "papelão"... Infelizmente isso parece ser o "carater" das competiçoes de futebol aki no Brasil...Nunca acompanhei um campeonato e este, sendo o primeiro, n sei se terei estomago pra ver outro. Me "encantei" com o espirito de luta do Fluminense, com a seriedade do Goias, e a arrancada do Flamengo, msmo sendo um time dotado de laterais pouco esforçados, meio de campo confuso e ataque impreciso( Adriano, q me perdoe mas nao tem tecnica alguma e amarela qdo exigido)mas decepciona a falta ou "meio" empenho de outros clubes q ja nao aspiram a Libertadores... isso é o futebol aki...infelizmente

Edu Mendonça disse...

Concordo com sua observações sobre o time do Flamengo, que realmente não é nenhuma Brastemp, longe disso. E mais: nos últimos três jogos - Goiás, Corinthians e Grêmio - jogou MUITO mal e venceu muito mais pela camisa/motivação do título do que pela qualidade (e some a isso o desinteresse de paulistas e gaúchos). Vou além: nos quinze minutos finais, ontem, ficou claro para mim que o Grêmio não queria jogo. Assim como o resultado do Goiás diante do Vitória realmente levanta suspeitas sobre tanto empenho dos jogadores contra Fla e, depois, São Paulo.

Só não concordo contigo numa coisa - na afirmação de que isso só acontece aqui. Nesta década, apenas, tivemos a Juve rebaixada na Itália num tremendo escândalo de manipulação de resultados. Idem na Alemanha e, nesse momento, a UEFA investiga um grande esquema no leste europeu. E, por fim, duvido que situação como a de ontem, envolvendo Inter e Grêmio, tivesse sido diferente se houvesse acontecido na Itália entre Inter e Milan, Lazio e Roma, ou na Espanha... alguém consegue ver o Barcelona, catalão até a espinha, se matando pra vencer um jogo que nada lhe valha para dar o título ao Real? Eu não.

O que posso lhe dizer, amigo, é que tudo isso faz com que seja ainda mais importante mantermos o amor pelo JOGO, pelo FUTEBOL em si. É essa paixão que move o torcedor ao longo da vida, seja no Rio, em Milão, em Manaus ou no Paquistão. Grande abraço!

Anônimo disse...

Com certeza vc toda razão, não é só aki q acontece isso. Mas devo admitir q toda ressalva q tive sobre o ultimo jogo entre Fla e Grêmio, felizmente n se concretizou. Mesmo vendo o Fla lutando com mais garra do que com qualidade realmente em seu futebol. Mas ñão foi ruim pq deu pra se notar um Gremio atuante num primeiro tempo e mais administrador no segundo. Parabens ao Flamengo pela conquista, claro q tb aos Botafoguenses e Flu pela fuga do rebaixamento...So nos resta ter esperanças de que no proximo campeonato, mais times tenham a garra do Fla, q batalhem até o fim como o Flu e q nao se conformem nunca com as probalidades como o Botafogo nesse finzinho. Gde abraço e parabens pelo Blog, pela inteligencia e observações nos artigos.