sexta-feira, 24 de julho de 2009

Fri-Day!

Nesta semana eu tive o prazer de conversar com o sociólogo Maurício Murad, autor de brilhante pesquisa que aponta a lamentável liderança do Brasil no ranking de mortes associadas à violência no futebol. Só nos primeiros seis meses deste ano, sete pessoas foram assassinadas indo ou voltando dos estádios.

Como se não isso bastasse, a rodada do meio de semana comprovou o que já suspeitávamos há tempos - temos também a pior arbitragem do mundo.

Depois do escândalo de quarta-feira, quando Rodrigo Nunes de Sá validou dois gols do Internacional em impedimento e ainda não mandou voltar a cobrança de pênalti de Washington, ontem, pasmem, aconteceu coisa pior.

Na vitória do Atlético Mineiro sobre o Fluminense, Wilson Luiz Seneme validou o gol do time carioca com nada menos que cinco jogadores em impedimento. Tartá, que voltava de posição ilegal e deu o passe para o gol de Kieza, estava, no mínimo, dez metros impedido no momento do chute. O vídeo, mesmo sem o melhor ângulo, já deixa clara a irregularidade. Note, aos 2:56, que o auxiliar estava em perfeita posição para observar o lance.

Como nem tudo é vergonha, resta rir com a vergonha alheia... Ronaldo pode ter dado belíssimo passe para o golaço de Dentinho na vitória sobre o Vitória. Mas, além de perder um gol feito, nos brindou com esse lance. Sorte dele não ter torcido o tornozelo esquerdo na pixotada.

Em Belo Horizonte, Alexandre Kallil, presidente do Atlético, mostrou que a onda do Twitter realmente pegou em cheio no mundo da bola. Mas parece que os dirigentes ainda não sabem muito bem para que serve essa ferramenta...

Enquanto isso, na Espanha, o Barça contrata o segundo melhor jogador do mundo na atualidade, para fazer dupla com o primeiro, um certo argentino baixinho. Podem tomar nota: o primeiro confronto entre Real e Barça, em Barcelona, é no dia 29 de novembro.

E por aqui, Cucaiu, finalmente. E se alguém tem dúvida dos motivos, basta ler aqui sobre o que jogadores e vice de futebol conversaram mais de uma hora ontem, na Gávea - sem a presença do ex-comandante, claro.

* * *

O título do post de hoje é homenagem descarada a Lang Whitaker, uma das melhores cabeças do jornalismo esportivo americano, cara que me inspirou a ter esse blog e dono do emprego dos meus sonhos, na bíblia chamada SLAM. Boa sexta a todos!

4 comentários:

Virgílio dias disse...

Este é um bom link. Pra mim ele já poderia ter ido quando ligou para o São Paulo.


http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Flamengo/0,,MUL1241145-9865,00-CAMPEAO+INFELIZ+OS+BASTIDORES+DA+ERA+CUCA+NO+FLAMENGO.html

Edu Mendonça disse...

Meu Deus...

Por isso que, por mim, ele nunca deveria ter voltado.

renato disse...

roni. roni voltou ao flu. as coisas têm, cada vez mais, cara de segunda divisão.

Edu Mendonça disse...

Pensei em meu pai e em ti quando ouvi, hehehe...

Camarada, ficou complicado pra mim amanhã.