terça-feira, 25 de maio de 2010

LOST

Não, eu não vou escrever sobre a série do J.J.Abrams, a que eu parei de assistir ao fim da terceira temporada, quando soube que haveria mais três.

Mas vou usar seu principal argumento - a existência de realidades paralelas - para imaginar uma em que, vejam só, Adriano, atormentado ex-atacante da seleção brasileira, é amigo de Steve Nash, armador do Phoenix Suns. Nash é peladeiro, fã de futebol, já até viu jogo no Maracanã... vamos conceber que eles tenham se conhecido nessa visita do canadense ao Rio e se tornado grandes amigos, desses que se falam ao telefone toda semana:

ADRIANO - E aí, parceiro? Tô ligando pra saber como é que tu tá, fiquei sabendo aí que se contundiu...

NASH - Pois é, man, nada demais. Terminei de quebrar meu nariz domingo, numa trombada com o Fisher, dos Lakers...

ADRIANO - Pô, que azar, quebrar o nariz logo num jogo decisivo, deixar o time na mão...

NASH - Eu não deixei meu time na mão. Na verdade, voltei pra quadra, joguei até o fim, fiz seis pontos nos três minutos finais e ganhamos a partida. Agora tá dois a um pra eles, mas vamos atrás do prejuízo, como vocês dizem aí no Brasil...

ADRIANO - Mas parceiro, tu continuou jogando com o nariz quebrado? Que perigo, cara... Bom, mas basquete dá, né? Se fosse futebol, tinha que sair, como ía cabeçear uma bola?...

NASH - Man, na verdade basquete tem bem mais contato físico que futebol. Toda hora eu estou trombando de cara com um gigante fazendo o bloqueio, fora as cotoveladas... Mas, sabe como é, na hora da decisão, a gente se supera.

ADRIANO - Sei, sei... ano passado eu tive um probleminha parecido... Mas e aí, parceiro, vai ter que operar pra botar no lugar?

NASH - Tive. Foi ontem mesmo. Depois do treino da tarde, fui direto para o hospital, lá botaram a cartilagem no lugar.

ADRIANO - (depois de longa pausa). Peraí. Tu treinou com o nariz quebrado e depois foi direto pra cirurgia? Que isso, parceiro? Tá querendo ser o funcionário do mês do Lakers?

NASH - Eu jogo nos Suns, man. E não se trata disso, mas de respeito com minha torcida e com aqueles que pagam meu salário.

ADRIANO - Ah, mas seu eu ganhasse treze milhão de dólar por ano eu jogava até com bolha no calcanhar...

NASH - Mas você ganha isso, man. Ou ganhava, na Itália.

ADRIANO - Pois é, parceiro, tô voltando pra lá. Pra mim chega disso aqui, dessa bagunça, dessa cobrança toda. Tô me sentindo vigiado, perseguido. Até a torcida andou me xingando, tô na maior deprê por conta daquela vagabunda ainda. Preciso de novos ares, por isso tô indo pra Roma.

NASH - Pro Roma?

ADRIANO - É, pra Roma.

NASH - Mas man... Você sabe que a cobrança lá é maior... e ainda tem a Lazio e sua torcida ultra-racista... fora o imbecil do Totti...

ADRIANO - Alemão tem em tudo que é lugar, parceiro.

NASH - Não entendi.

ADRIANO - Deixa pra lá.

NASH - Bom, então essa semana é de despedida, né? Fiquei sabendo que tem Flu-Fla amanhã.

ADRIANO - Fla-Flu, cara, já te disse que é Fla-Flu. Tem sim, mas não vou jogar não. Sabe como é, numa dessas me machuco, vai que eu quebro o nariz...

NASH - Mas na semana passada você me disse que tinha contrato até dia 31, como fica?

ADRIANO - Ah, não fica. Já avisei que tô fora, nem joguei nesse domingo, mandei um caô. Já era, fui.

NASH - Mas o clube não pode te multar por causa disso?

ADRIANO - Poder, pode.

NASH - (silêncio)

ADRIANO - Mas e você, parceiro? Quanto tempo de molho, agora que operou o nariz?

NASH - Molho?

ADRIANO - É, quanto tempo se jogar basquete?

NASH - Eu entro em quadra logo mais, quarta partida contra os Lakers. É aqui em Phoenix, vamos dar o sangue pra empatar a série.

ADRIANO - Mas e o nariz quebrado e operado, parceiro???

NASH - Nada que uma máscara não resolva, man. Se bem que eu já quebrei-o tantas vezes que acho que vou pro jogo sem nenhuma proteção. Não quero ficar parecendo o Ginóbili...

ADRIANO - Vou pedir pros parceiro tentar sintonizar lá na Chatuba, comprei uma parabólica pro barraco do... deixa pra lá. Bom, bom jogo pra ti, parceirão.

NASH - Thanks, man. Vê se não toma todas aí. E aproveita a vida em Roma, é uma cidade fantástica, repleta de cultura - monumentos, museus, História pra todo lado.

ADRIANO - Pois é, já tô até vendo. Vai ser só eu chegar pra começar a pipocar história pra todo lado...

10 comentários:

Camilo disse...

Adriano durou tempo demais. e é muito sensível. O fim dele vai ser rápido.

Lakers né?!

Edu Mendonça disse...

Tem o Boston. E sabe como foi da última vez, quando o Rondo ainda não era isso tudo...

Bolinho disse...

genial brother! Mas na boa, que ele seja feliz e rale peito logo.
abraço

Edu Mendonça disse...

Também acho. Faltam Bruno, Juan, Fierro e Kleberson. Com a grana que entrar + os salários que eles ganham, dá pra montar um bom time pro Brasileiro. Vamos ver.

Camilo disse...

Fierro já renovou. e já me disseram que ele ganha 200mil. com 200 mil dá pra trazer uns dois zagueiros.

to de boca aberta com esse primeiro tempo de suns x lakers. torcendo contra a quadrilha do phil jackson, mas achando difícil o kobe perder...

Edu Mendonça disse...

Perdeu.

Anônimo disse...

Me explica uma: hoje eu li que ele vai ganhar 3,5 M euros/ano lá, o que dá 8 M de reais - 666 mil por mês. Ele não ganhava 600 no Flamengo?

Guilherme disse...

É isso mesmo.
Já foi tarde.
E que não venha o perna de pau cujo nome não se diz. Pode dar azar.

Edu Mendonça disse...

Que não venha MESMO. Mania de contratar bondes só porque já foram artilheiros de brasileiro... é Dimba, é Josuel, é W... ôpa, quase!

Anônimo disse...

O pior disso tudo é que o Adriano vai, vai fazer m... atras de m... e ainda vai voltar por Fla, e o pior é que vão aceitar ele de novo...qualquer um vale mais a pena 'investir' numa segunda oportunidade do que ele.

Desde a vitória contra o Universidad ele não jogou mais, 'profissionais' como ele não precisamos... vá na boa e fique por bem longe... já vai tarde mesmo