segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Quem é O craque?

Talvez a lenga-lenga mais comum originada deste brasileirão 2009, depois, claro, do mantra "não há um time realmente bom", seja a da ausência de craques. Ou melhor, de UM CRAQUE. O tal. O bam-bam-bam. O pica, na linguagem dos boleiros.

Quando o Palmeiras liderava com folgas - sem jogar bem, diga-se - a crônica esportiva em geral não se cansava de massagear o ego de Diego Souza. O mesmo Diego que eu tanto xinguei em sua passagem pelo Flamengo, o mesmo de tantas confusões e atitudes descabidas por onde passou. Aliás, o mesmo que tem ainda um enorme gancho a cumprir no próximo campeonato paulista, ônus de uma agressão covarde que, claro, não condiz com a condição de craque que ele nunca teve. Mas, sabem como é parte da "imprensa" paulista, aquela de gente como Mílton Neves, Neto... (se bem que, à época, teve muita gente boa também enchendo a bola do rapaz).

O tempo passou, a liderança folgada do Palmeiras se foi e, com ela, a dita boa fase de Diego. Nada melhor para testar um verdadeiro craque que a adversidade. É nessa hora que ele se eleva e garante que o barco continue no rumo, que a tripulação siga motivada e alerta, e que os ventos de través não diminuam o ritmo da velejada. Diego não fez nada disso. Se perdeu juntamente com todo o time, mesmo contando com um navegador como Muricy. Tudo, claro, porque não é, nem nunca foi, craque.

Mas todo campeonato precisa de um, certo? Quem seria ele então?

Com a briga pelo título cada vez mais restrita a São Paulo e Flamengo, é natural que se olhe para o elenco destes dois times para se obter a resposta.

Rogério Ceni, se o tricolor for tetra/hepta? Não, Rogério jogou pouco - perdeu boa parte do campeonato se recuperando de lesão - e, quando jogou, não foi o Rogério do ano passado, por exemplo. Hernanes? Sem bola pra isso. Dagoberto, Jorge Wagner, Washington? Nem pensar.

Adriano, se o Flamengo for hexa? Pode ser. Adriano também chegou com o campeonato em andamento, num time que vinha mal das pernas... com ele, o Fla subiu e entrou na briga, muito graças a seus gols. Se terminar como artilheiro, quem sabe até superando a marca histórica de Zico pelo clube, o Imperador terá um bom argumento para reivindiar o posto de craque deste brasileirão.

Mas tem aquele sérvio.

O veterano de 37 anos que acertou com o clube para que este lhe quitasse uma dívida. Que foi motivo de piadas e desconfiança quando retornou à Gávea (minha, inclusive). Que, sob o comando de Cuca, entrava faltando cinco minutos pro fim dos jogos, quando entrava.

Sob o comando de Andrade, a partir da décima-quarta rodada, tudo mudou. Petkovic passou três jogos sem ver bola, apurando a forma física. Na derrota para o Goiás por 3x2, entrou no lugar do contundido Kléberson para marcar um gol e nunca mais sair do time titular. Dali em diante, o Flamengo ficou quatro jogos sem ele - quatro derrotas, para Grêmio, Cruzeiro, Avaí (estas três, seguidas, quando o time, cheio de desfalques, ficou cheio de garotos) e Barueri, recentemente.

Nos 14 jogos em que atuou como titular, o Flamengo venceu onze e empatou três. E Pet marcou oito gols. Quatro deles nos jogos decisivos contra São Paulo, Palmeiras e Atlético Mineiro.

Ao contrário de Diego Souza, Pet, que é craque, elevou seu futebol nos momentos em que o Fla mais precisou. Como titular, tem aproveitamento superior ao de Adriano. Pode ter marcado menos que este, mas também jogou menos, atua em posição mais recuada e, no fim das contas, foi o responsável direto por vários dos 19 gols do Imperador.

Então, se o Fla for campeão, entreguem o troféu de craque do campeonato ao gringo. Ele merece.

3 comentários:

Bolinho disse...

Edu, mesmo que não seja (SAAAI URUCA, VAI SER!!) o Pet já merece, por tudo que fez, a Bola de Ouro (ainda existe)?
Partiu a van para Pres. Prudente?
abraço!

Edu Mendonça disse...

A Bola de Prata da Placar segue firme e forte - no site dá pra acompanhar. Pet e Adriano lideram em suas posições.

Presidente Prudente? Segunda eu te digo.

Camilo disse...

tb acho que o Pet já levou essa. o São Paulo tem um estilo de jogo meio nojento pq não tem um CARA. São nórdicos de pele morena.

Pet deu graça pro campeonato, movimentou tudo, deixou todo mundo confuso e se desculpando no "opa, nao foi bem assim, nunca falei mal dele", o cara é bola..."

Pet tb bateu o recorde de entrevistas e participaçoes em pgms de TV nessa temporada.

é o Pet.