sexta-feira, 2 de outubro de 2009

F....eu.

Eu ainda não sei bem o que é mais inacreditável neste dois de outubro, que jamais vou esquecer.

Se as dezenas de pronúncias diferentes para o sobrenome Rogge.

Se o nosso prefeito, no fim de uma entrevista à ESPN Brasil, concluindo uma longa explanação com um "...e a ESPN vai continuar com seu baixo astral."

Se Don Nuzman rindo debochadamente - e dando as costas ao mesmo repórter da ESPN Brasil - por conta da pergunta "o que podemos aprender com os erros do Pan para 2016?"

Se o mesmo senhor pulando e abraçando euforicamente o prefeito, sim, o prefeito - que foi quem mais comemorou, saltando como um moleque no momento do anúncio.

Se o fato de todo mundo parecer ignorar que, só até agora, com a campanha, foram mais de cem milhões de reais do dinheiro público, meu, seu.

Ou se o fato de ninguém achar absurdo que a mesma turma que organizou o Pan - e até hoje é investigada pelo TCU - ter recebido, hoje, o direito e a responsabilidade de organizar algo dez vezes maior, quem sabe cem vezes mais caro.

De emocionante neste dois de outubro, para mim, 36 anos de Rio de Janeiro, apenas a imagem de um Lula que me lembrou muito um sentimento daquele 27, também outubro, 2002, quando quem foi à praia de Copacabana tinha muito mais esperança em seus corações.

Porque, aqui entre nós, o Rio só piorou nos últimos sete anos. E nada me leva a crer que nosso principal problema - sermos uma cidade partida - vá ser solucionado nos próximos sete.

Deus abençoe nossa cidade.

* * *

A mim, causa nenhum espanto. Mas vai causar, quando aqui a notícia chegar.

Nenê declarou que, em 2016, quando terá 33 anos, já estará aposentado.

O pivô jogou nesta semana, quando seus Nuggets enfrentaram os Jazz pela pré-temporada da NBA.

Mas não defendeu o Brasil na Copa América.

Entendo.

* * *

Dois dias depois, Nenê negou a entrevista ao site americano e soltou a seguinte nota: "(...) se for a vontade de Deus, vou estar jogando ou torcendo pelo Brasil."

Hein?

7 comentários:

Bolinho disse...

sei não Edu...acho que podem haver avanços - em meio a alguns bilhões em desvios de verbas. O artigo do Daniel Becker, do CEDAPS, no O Globo de hoje é a coisa mais lúcida que li até agora sobre isso tudo!
Mas o discurso do Lula me balançou, aaah balançou...

Edu Mendonça disse...

Ah, cara, sei lá... o erro, pra mim, tá justamente nesse pensamento estilo "rouba mas faz". Tem que fazer sem roubar. Mais: tem que fazer com ou sem olimpíadas.

renato disse...

"infelizmente, ainda não foi inventado o desenvolvimento movido a oba-oba."

guilherme fiúza

Edu Mendonça disse...

Certíssimo ele.

E o Braseiro?

renato disse...

camarada, os dias têm sido cheíssimos. deixa passar o ondão e, na calmaria, a gente marca.

Guilherme disse...

Eu sou a favor. Isso deve ser visto como investimento. Corrupção existe, e não estou defendendo o 'rouba mas faz', mas se a gente for esperar acabar com roubo para fazer alguma coisa não faremos nada nunca. Onde tem grana, tem roubo. O Rio vai receber investimentos enormes, vem muita grana para cá. Se não mudar nada, realmente alguem tem que ir para a cadeia. Mas a mudança maior é de espírito. De achar que eu também posso fazer. Esse é o grande lance e a grande virada que está em curso no Brasil. 'Precisamos de hospitais e escolas' é verdade, precisamos, mas já não temos serviços adequados e não os teremos com ou sem olimpiada. O evento não tem nada a ver com isso.
ps: O pessoal da ESPN está insuportável, nem consigo mais assistir. O cara me saiu com essa no ar 'Tomara que não tenhamos metade dos turistas assaltados durante a olimpiada.' Fala sério.

Edu Mendonça disse...

Talvez eu fosse totalmente a favor se não soubesse demais sobre os personagens e bastidores envolvidos no projeto. Veja só: nesta semana, o TCU condenou o sr. Ricardo Leyser, principal responsável pelas obras do Pan e cotado para tocar 2016, a devolver mais de 18 milhões de reais aos cofres públicos... Ele recorreu, claro. E, provavelmente, vai tocar o projeto olímpico, MESMO COMPROVADO QUE ELE SUPERFATUROU UMA FORTUNA! Ou seja - a gente sabe que há roubo, sabe quem rouba e permite que os mesmos canalhas continuem roubando!

Dá pra ser diferente? Claro que dá. Mas não creio que vá ser, justamente pelo exemplo do Pan.

Maraca sábado?