segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Deixaram chegar...

Creio que nunca me foi tão difícil escrever. O natural virou trava. A graça não veio, o prazer passou longe.

Mesmo com a vitória do Flamengo, com o campeonato embolado, com tantas possibilidades abertas, escrever sobre esporte me pareceu não fazer nenhum sentido. Vinte pessoas mortas. Três inocentes executados no meio da rua. Três policiais assassinados. E aquela imagem, aquela maldita imagem, que ainda não me sai da cabeça - um helicóptero da polícia abatido por bandidos, queimando num campo de futebol.

Há momentos que são reflexos de mudanças, há momentos que causam mudanças.

Ver Petkovic, aos 37, fazer o que anda fazendo, só me prova que, no futebol brasileiro atual, saber jogar - mesmo - já faz toda a diferença. É verdade que o gringo até está mesmo na sua melhor forma recente. Mas a cada jogo é possível ver quatro ou cinco lances em que as pernas simplesmente lhe traem a cabeça. Pet tem feito a diferença porque tem olhado, corrido e pensado para frente a cada vez que pega na bola. Simples assim. Complicado é entender como chegamos ao ponto de termos, num país como o nosso, um campeonato em que tão poucos jogam assim (e nenhum desta forma). Pet (aplausos para ele) é reflexo, não causa. Já passou desta idade.

Mas o que aconteceu sábado precisava ser um ponto de virada. Precisava. Precisava.

Mas não vai.

Se Osama não tivesse derrubado as torres, talvez nunca tivéssemos Obama. Aqui, derrubaram um helicóptero da polícia, policiais morreram carbonizados e hoje todos teriam ido à praia se sol tivesse havido no feriado do comerciário.

Fica complicado pensar em esporte.

E mais ainda no que será preciso acontecer para que tenhamos nosso momento de mudança.

4 comentários:

virgilio dias disse...

O pior é quem derrubou o helicóptero tem apenas dezessete anos e virou rei na favela. Foi ao jogo do Maracanã no domingo ( é torcedor do Flu ) como se nada tivesse acontecido.

Edu Mendonça disse...

De onde é essa informação?

renato disse...

o globo de hoje dá a lista: fernando henrique, roni, paulo cesar, luiz alberto, fabinho, wellington monteiro e ruy fizeram, juntos, 1.003 jogos pelo fluminense. tá explicado ou não?

a boa notícia é que os sete vagabundos estão afastados do time, o que reforça a minha torcida: que o fluminense esteja realmente se preparando para o ondão que vem aí em 2010.

a notícia que falta é: por que o meu time demorou tanto pra fazer o óbvio?!?

Edu Mendonça disse...

Com a vitória de ontem, ainda dá pra sonhar com um 2010 diferente.

Por falar nisso, o meu 2010 será. Braseiro a qualquer dia e hora, camarada.