sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ele Não Está Sozinho.

Passada mais de uma semana da divulgação da lista do Dunga, ainda é possível sentir a indignação pela ausência, sobretudo, de PH Ganso. O recital de quarta, diante do Grêmio, deve ter deixado o técnico da seleção brasileira furioso. Dunga não gosta de ser contestado e o garoto da camisa dez do Santos só pode estar jogando assim para afrontá-lo, ele deve imaginar.

Mas e nós, a quem Dunga afronta? Com quem reclamamos? Ou será que sequer temos o direito de reclamar? Quem está com nós, como gosta de dizer o treinador?

Eu não consido imaginar o que Dunga lê, a que assiste ou ouve. Por algumas pérolas soltas na coletiva da semana passada, posso até conceber que ele não leia, assista ou ouça nada. Afinal de contas, disse desconhecer o clamor popular pela convocação dos meninos do Santos. "Coisa da imprensa, lobby". Mas se olhasse um pouco além de si, se em vez de raiva tivesse pela tal imprensa respeito e agradecimento até, Dunga se sentiria menos sozinho nessa guerra particular contra todo o mal e pelo resgate do patriotismo perdido por nós, jornalistas e torcedores em geral, que só pensamos em beleza e talento, em detrimento do resultado e do tal comprometimento. Dunga não está só.

Repercutiu muito a lista final da Argentina. Uau, Maradona vai levar seis atacantes, foi o consenso geral. Lá, ninguém ficou muito indignado, como aqui, pois não havia um Ganso, um Neymar. No máximo um Ezequiel Lavezzi, tão mais craque que Palermo quanto Neymar é pra Grafite. Mas o atacante do Nápoli, ex-San Lorenzo, foi cortado - em seu lugar vai o lendário atacante do Boca de Diego, que está com 37 anos. Mais do que fazer média com o clube e a torcida do coração, a convocação de Palermo foi outra alfinetada no desafeto de ambos, Juan Róman Riquelme. Que desprezou a seleção, que é desprezado por Diego, que não fala com Palermo fora de campo... Cenas de um tango que era um tanto previsível quando entregaram o comando da Argentina a seu ídolo maldito e louco. Maradona tem coragem, há que se admitir. Mesmo depois de tantos outros tangos sobre drogas e confusões mil, teve peito de descer de seu lugar no Olimpo - de onde os argentinos nunca o tiraram - para se colocar na posição mais humana possível, a de técnico da seleção nacional. Uma aposta e tanto.

Para registro, Maradona chamou Verón, Messi, Higuaín, Tevez, Aguero e Diego Milito. Convocou pelo talento, tirando o caso de Lavezzi. Por isso, tem mais mérito que Dunga. Mesmo que as preferências deles tenham mais a ver com seus DNAs de craque e carregador de piano.

Na França, menos drama, mais intriga e até mesmo uma pitada de exoterismo. Raymond Domenech simplesmente deixou de fora da Copa os talentos Benzema, do Real, e Nasri, do Arsenal. A imprensa francesa diz que os dois seriam vozes discontentes no vestiário, insatisfeitos com a falta de esquema tático do técnico, contestado também pela torcida. A não-convocação do primeiro nada tem a ver com o escândalo envolvendo prostituição, visto que Ribéry foi chamado e já é réu confesso no caso. Benzema é o maior ídolo da atualidade no futebol francês, apesar da temporada irregular na Espanha (na verdade, o azar do jovem atacante se chama Gonzalo Higuaín...).

Também para registro, Domenech é aquele que foi acusado pelo campeão do mundo Robert Pirés de não convocá-lo porque não trabalha com jogadores do signo de escorpião. Sério.

Quer dizer... Dunga... Maradona... Domenech...

Nem tão sério assim.


O Flamengo?

O Flamengo pode tirar duas lições, agora.

A primeira, sobre como é jogar como o Flamengo. Lembrar disso. Foi só a segunda vez que o Flamengo, como Flamengo, entrou em campo em 2010.

A segunda, que é preciso renovar. Alguns já não tem mais o mesmo comprometimento, já não levam tão a sério. E ficam cada vez mais sem clima com a torcida.

* * *

Grande comercial da Nike pra Copa.

2 comentários:

Luciano disse...

Aí já viu esse anúncio da Quilmes?

http://www.youtube.com/watch?v=KnZY4lFXzZg

Abraços
Luciano

Edu Mendonça disse...

Já. Mas sou mais esse:

http://www.youtube.com/watch?v=lZLmu0UP2eU

Abs!