sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pimba Nos Gorduchinhos.


A foto acima, recente, explica, sem margem para dúvidas, o motivo pelo qual Ronaldo não vai à Copa e nem terá muito mais tempo de vida no Parque São Jorge.

Se jogar seu último mundial não o motivou (por que motivaria, se em 2006 ele estava igual agora?), se lutar pelo título inédito da Libertadores, no ano do centenário do Corinthians, não foi capaz de mudar seu comportamento, quem acredita num restante de temporada razoável caso o time seja eliminado na semana que vem?

Ronaldo foi uma piada triste nesta quarta, no Maracanã. E vai continuar sendo enquanto insistir em jogar assim.


Adriano, que não está assim tão menos roliço que Ronaldo, como a foto comprova, também decepcionou quarta. De bom, o pênalti - ainda sem comemorar, que loucura - e dois passes inteligentes no segundo tempo. De resto, nenhuma explosão, velocidade ou competência - o gol perdido na cara do goleiro, na pequena área, pode fazer muita falta no jogo de volta.

Na arquibancada, muitos o xingavam. Todos o apoiaram ao coro de "O imperador voltou!" após um pique no ataque, para tentar roubar a bola do goleiro e, depois, marcar o zagueiro adversário. Foi o último - dali em diante, voltou a se arrastar em campo, como tem feito ultimamente.

Mais um que não encontra motivação, mesmo ganhando uma fortuna, mesmo sendo ídolo do maior clube do país. E seu contrato termina no próximo dia 30, lembrem-se.


Motivação é também a grande questão para o Barcelona de Pep Guardiola depois da eliminação diante da Inter nas semis da Champions League. Favorito, favoritíssimo mesmo depois da derrota em Milão, o Barça emperrou diante de um time com um a menos - mas fechado na defesa por um mestre-retranqueiro chamado Mourinho, que armou um ferrolho de dar inveja a qualquer Muricy que se preze.

Na verdade, a expulsão até caiu bem aos olhos do mundo. Sem Thiago Motta, com dez em campo, a retranca passou a ser vista como única opção, a covardia como heroísmo. E a Inter, que só fez defender, perdeu só de um e avançou à final contra o Bayern.

Dispenso essa decisão. Sem Barça, sem Manchester, sem Arsenal, sem Real, sem Messi, sem graça.

E, por falar em Messi, agora ele terá motivação extra para a Copa...

(Não sei bem porque, mas me veio à cabeça agora a lembrança do Maradona entortanto o Dunga na Copa de 90, quando a Argentina eliminou o Brasil...)


E por falar em Copa - mas de boas lembranças - a Four Four Two brasileira desta mês traz um mini-caderno especial sobre o Mundial de 82, meu primeiro e mais sofrido e saudoso até hoje (como pode algo ser sofrido e saudoso? Resposta: Zico, Sócrates, Falcão, Leandro, Júnior e... Paulo Rossi, Serginho, Cerezo...)

A revista deu uma afinada, mas continua valendo.

7 comentários:

Bolinho disse...

não deixe de ver o vídeo do Datena com o Neto, na Band SP, falando que "o time do Flamengo é muito ruim, aqui o Corinthians vai dar uma coça neles..."...só me encheu de mais raiva.
Adriano, thanks por tudo e boa viagem!

Edu Mendonça disse...

Verei. Embora depois da presença dele na entrevista do Lula à Band eu tenha jurado nunca mais ouvir uma palavra deste sujeito.

alhm disse...

"a covardia como heroísmo"

Aieee. Eles ganharam de 3 a 1 em casa. Não têm nem de longe o mesmo poder ofensivo do Barcelona. Não chegam a uma final de CL há milênios.

Eles poderiam ter feito como o Arsenal e ter tomado de 4, né? Pelo bem do "bom futebol". Mas não sei se a torcida ficaria feliz. "Ah, mas os amantes do VERDADEIRO FUTEBOL!!!..." podem ver replay dos últimos 34676 jogos/títulos do Barcelona, uai.

Eles ganharam a CL ano passado mesmo!!, com bonus de Henry e Eto'o em vez do Zlatan em Dodo mode.

Edu Mendonça disse...

"em Dodô mode" é sensacional.

Sei que a Inter tinha que jogar daquela forma - e jogaria mesmo que não tivesse havido a expulsão. Mas eu não perco meu tempo vendo times que jogam assim (calccio!), prefiro, mesmo, ver um Arsenal jogando pra frente e perdendo no fim. De que adianta termos dois gigantes como Barça e Inter se cruzando numa semi de CL se os jogos acabam sendo horrorosos?

Ana, meu coração é rubro-negro. Me acostumei a torcer pelo futebol sempre pra frente, parte do DNA de qualquer time do Flamengo, bom ou ruim (e, por isso mesmo, colecionamos tantas goleadas sofridas nos últimos dez anos, mais que qualquer time grande...).

Anônimo disse...

Horroroso também o jogo da última quarta, dois roliços em meio um maraca alagado... Se não bastassem já as atuações pífias de Ronaldo e Adriano(esse até um pouco menos pior porque fez o gol da vitoria), muita chuva deixou o jogo muito ruim pra ambas as equipes...

Sobre o barça, infelizmente não foi, mas ainda tem o campeonato espanhol que devem levar... Tomara que o Messi jogue o que tem mostrado na Copa, porque fora isso, qual a graça dela?? Essa seleção do Dunga??? Só se for pra matar a gente de rir...

Anônimo disse...

Pô, Edu, chamar o Mou de retranqueiro é injustiça! O cara deu um banho no jogo de ida, o Inter fez três como poderia ter feito cinco. E para encarar o Barça no Camp Nou, só jogando fechadinho, mesmo. Em 2004, foi campeão da Champions metendo 3-0 no Mônaco. O gajo é porreiro!
abs
Coimbra

Edu Mendonça disse...

O gajo é porreiro sim, não resta dúvida. E a Inter dele mereceu, principalmente pelo que fez no jogo de Milão.

Mas ele é retranqueiro...