segunda-feira, 12 de abril de 2010

Finalmente.

Depois de sei-lá-quantos jogos diante de times pequenos, de plateias pequenas, os dois principais protagonistas do estadual do Rio finalmente chegam ao momento da verdade, como numa novela modorrenta que pega fogo somente em seus capítulos finais.

Nada mais apropriado que uma decisão entre Flamengo e Botafogo.

Na verdade, nada além disso seria capaz de salvar esse campeonato do esquecimento histórico.

Porque não seria a mesma coisa se o Botafogo estivesse prestes a decidir o título com Fluminense ou Vasco. Com tricolores, não há mágoas ou grandes decisões recentes. Com vascaínos, até poderia-se lembrar da goleada humilhante na Taça Guanabara, mas mesmo ela já foi vingada com o título do turno.

Já com o Flamengo...

Há dois finais opostos para este campeonato. No primeiro, O Flamengo vence, conquista um inédito tetra estadual, fortalece seu técnico e sua busca por mais uma Libertadores. E ainda sela, de vez, a superioridade sobre o rival, tetravice, marcando para sempre uma geração de alvi-negros que não aguenta mais perder para o Fla.

No segundo, o Botafogo vence, seja conquistando a Taça Rio ou, mais rodriguianamente ainda, perdendo-a, para superar, nas finais, o rival. Seria a retumbante catarse alvi-negra, a alegria sufocada pelos últimos três anos, a lavagem de uma alma e uma psiqué que parecem desbotadas pelos seguidos vices, pelas chacotas, pelos cânticos provocativos rivais. E, tudo isso, sob a batuta de um mítico Joel e de figuras marcantes, tipicamente botafoguenses, como Caio e Loco Abreu.

Não teria a mesma graça, para o Botafogo, ser campeão diante de Flu ou Vasco.

E volta, subitamente, a ter graça e relevância o campeonato estadual, pelo resgate imediato de sentimentos como raiva, soberba, confiança e frustração provocados nas duas torcidas pelas últimas três decisões entre os clubes.

Finalmente alguma emoção.

18 comentários:

Anônimo disse...

Caraca! Muito bem dito, acho que o Fla leva bem, mesmo com o Andrade no comando. O Botafogo não tem time, raça ou a técnica do rival, porém tem o Joel...

Torço por um jogaço de 180 minutos...

Parabens Edu, mesmo sendo Flamenguista consegue dar imparcialidade em seus comentários; isso é muito raro aqui no Rio, grande abç!

Anônimo disse...

Já ia até me esquecendo... foi realmente uma pena o Flu ter perdido pro Botafogo, porque pelo bom futebol, um Fla x Flu seria sim a grande final pela hegemonia do estadual...

Que me desculpem os Botafoguenses, mas estão jogando feio demais, pouca técnica, criatividade e vontade mesmo...O Flu, em minha opnião, é o único que pode fazer frente ao Fla no Rio, mas caiu pelo caminho...faltou garra e o espírito guerreiro, e também um pouco de sorte...

Por isso mesmo torço por um jogaço de 180 minutos e que vença o melhor preparado! Emoção acho que não faltará, mas com certeza merecíamos outro Fla x Flu, antes da decisão com o Bota.

Edu Mendonça disse...

Um Fla-Flu seria bacana mesmo. Mas pense nas nuances de um primeiro confronto entre Bota x Fla, valendo a Taça Rio - para o Bota, valendo também o estadual.

É a grande chance do Glorioso fazer o que não fez no trivice - partir pra cima do Fla, assumir o comando do jogo. Se bem que a esse time do Joel, em minha opinião, falta meio-campo para isso.

Pelo lado do Fla, imagine o que uma vitória domingo fará com o espírito dos alvi-negros...

Vai valer muito o tal emocional dos dois times nestas decisões.

Camilo disse...

eu não sei o que pensar sobre isso tudo. Tô nervoso, ansioso, angustiado e completamente confuso.

É muito ruim ter um time tão fraco e ter o melhor do time no banco. Pior é ser obrigado a vencer uma partida para evitar a pior crise da história do clube.

se o Botafogo vencer, vou dormir lá pela quarta-feira...

Edu Mendonça disse...

Camilo, és prova viva de algumas que escrevi acima...

Te pergunto: a torcida vai domingo? A torcida vai em peso, como deveria ir nesse momento?

Camilo disse...

não... vocês chegam primeiro na bilheteria. a gente vê naquele esquema: camera 1, jogador domina, fecha na camera dois, globo a gente se vê por aqui - foguete. se vencer a gente sai de casa e fica uma semana bebendo.

mas eu vou.

Anônimo disse...

Não desanima Camilo, o Joel tem se mostrado grande em confrontos mais decisivos com times mais fortes...

Sobre uma certa passaçao de mão na cabeça do Fla, todos sabemos que o que manda mesmo numa transmissão esportiva é o que manda em qualquer transmissão: audiência.
O que se vê, e muito, quando se há jogos do Fla, devido a imensa torcida e aos que torçem por sua queda também ( e acho que nesse quesito também deve ter a maior torcida contra..), há essa valorizaçao surreal.

Confie e torça pelo bom futebol, acho que esqueçemos que competir não quer dizer sempre ganhar...E acho que sinceramente, um Botafogo perdendo aqui, seria menos catastrófico do que um Fla perdendo, porque tem um técnico com ego super elevado e jogadores que se acham imbatíveis... Domingo vai pegar...

renato disse...

hehehe. o camilo tem a rara virtude de reconhecer nele mesmo a alma da torcida dele.

eu, por exemplo, tricolor, não vivo de passado não, não mesmo.

Edu Mendonça disse...

Hehehe.

Cá entre nós, essa rivalidade com o Botafogo é bem mais interessante do que a com nosso antigo freguês... alvi-negros são figuras únicas.

renato disse...

são, sim. e alimentam o personagem, são meio argentinos nisso. dei os parabéns a dois deles, um homem e uma mulher que não se conhecem. a resposta foi exatamente a mesma: "vão nos roubar no domingo!"

Edu Mendonça disse...

Típico. Anteveem qualquer tragédia, mesmo a que não está a caminho. Sempre prontos para o pior.

Anônimo disse...

Meio argentinos não, totalmente..rsrs mas pow que eles estão com essa "premonição" de que serão "roubados" estão...

Anônimo disse...

Vai ser um jogo feio. :( A chororopalooza de 2007 tem lugar especial no meu coração e a final desse ano tem elementos que lembram mto '07, mas com Joel do OUTRO lado. Ainda assim. Novela do Adriano pipoqueiro tá mais interessante. :/

Vou mesmo assim pq sou demente. (E pq gosto de ver jogos nos quais não tenho investimento emocional em nenhum dos times. Experiência mais zen.)

Edu Mendonça disse...

Não seria feio se o Botafogo fosse corajoso em sua escalação e atitude em campo. Mas sabe como são o Botafogo - por natureza - e o Papai Joel - sabendo que tem um time inferior...

A pergunta é: verás o jogo de qual lado?

Bolinho disse...

pressentimento ruim pra Domingo...o mesmo que sentia Domingo passado e não vingou. A conferir.

Edu Mendonça disse...

Formou a arquiba aqui em casa. Bruna viaja amanhã pra Floripa, volta domingo, quero ver o jogo com ela. Além do mais, tem outros dois depois, dizem que a 60 reais cada.

Anônimo disse...

"A pergunta é: verás o jogo de qual lado?"

Bota! Mais vazio. :D

Edu Mendonça disse...

Engano seu, eles serão maioria hoje.

Afinal, num jogo em que nem eu vou...