segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Nos Fla-Flus é o ai Jesus.

Terminado o jogo, Vágner Love foi ao chão. Pouco antes, após o quinto fol, Adriano nem tivera forças para comemorar como devia, dadas as circunstâncias - afinal, não é todo dia que se vence um Fla-Flu por 5x3 depois de perder o primeiro tempo por 3x1 e jogar desde os dezessete do segundo com um homem a menos, quando o placar ainda marcava 3x3. Os heróis da virada história não tinham mais pernas no fim.

Ainda bem que o Garotinho estava voltando de férias, com a garganta fresquinha. Não fui ao jogo de oito gols, muito por conta do horário exdrúxulo de 19:30 para um domingo. Como o pay-per-view espertamente alegava problemas técnicos para não vender a partida de forma avulsa - mas se prontificava a vendê-la num pacote pro ano todo - acabei vivendo um Fla-Flu vintage, pelo radinho. Mais tarde, no video-tape da tv (sem som, diga-se, com RATM ao fundo vindo do outro quatro), surgiram as explicações.

A primeira é que o Flamengo deve muito dessa vitória ao seu técnico. Andrade teve personalidade e moral para sacar Petkovic no intervalo, voltando para o segundo tempo com Vinícius Pacheco (o que levou Pet a deixar o estádio, depois de um bate-boca com Marcos Braz, história que ainda deve render pano pra manga). O sérvio esteve apagado, enquanto Vinícius foi, em campo, o principal responsável pela virada - meteu uma bola na trave, cruzou para o gol de empate de Kléberson e deu o quarto gol de bandeja para Adriano.

Andrade também acertou ao trocar o bom (porém lento) Fernando por Williams, que não só acertou a marcação como passou a trabalhar bem pela direita, com Pacheco. Nem mesmo a justa expulsão de Álvaro deixou os tricolores em vantagem, pelo contrário - Cuca resolveu trocar um defensor, Cássio, por um atacante, Kieza. E assim, com essa manobra brilhante, um time que tinha vantagem numérica foi capaz de ceder contra-ataque atrás de contra-ataque para outro que jogava com um a menos...

Foi então que apareceu Vágner Love, incansável na tarefa de ser o homem de ligação entre o meio-campo e o ataque - no caso, Adriano. Andrade montou duas linhas de quatro após a entrada de David no lugar de Fierro e, na segunda linha, eram Love e Vinícius que tinham liberdade para sair pro jogo. E assim foi, com ambos participando da jogada que decidiu a partida, a do quarto gol.

Ao Flu, faltou a presença de Fred, sem dúvida. E também um técnico que goste menos de alterações estapafúrdias, como Cuca. Eu lembro bem como era no Flamengo...

Ao Fla, falta começar a pensar no futuro. Vencer a Taça Guanabara é fundamental para uma primeira fase mais tranquila na Libertadores. Só para lembrar, se chegar às oitavas-de-final e também à decisão do Estadual, o time terá jogos domingo (1º da final), quarta (ida das oitavas), domingo e quarta novamente. Quatro decisões em onze dias.

Dentro desse planejamento, quem sabe Andrade já não esteja pensando na melhor maneira de utilizar Petkovic... Porque em jogos assim, o sérvio vale muito mais no segundo tempo do que começando como titular. Basta imaginar o que ele teria feito ontem, na segunda etapa, com tanto espaço dado pelo Flu.

6 comentários:

Gulihrmee disse...

O Fla x Flu começou 40 minutos antes do nada e já estava 2 x 0 para o Fla.
SRN.

Gulihrmee de novo. disse...

Várias decisões em poucos dias?
Ex-jogador no comando do time?
Time cascudo?
Ganhar a Libertadores em cima de um não-argentino?
O Liverpool tá na copa dos campeões?
Isso acaba em mundial.

Edu Mendonça disse...

O Liverpool - que não é Flamengo - já rodou da Champions. Que venha logo um Barça, Madrid ou United.

Anônimo disse...

Será q se houvesse melhor impeto dos fluminenses, a historia nao seria outra? Será q a auto-confiança do cuca não abriu o caminho q o fla precisava? O fla não jogou no primeiro tempo, foi totalmente dominado em campo, ataque anulado, meio campo sem qqr ponto de controle.. o fluminense perdeu muitas chances ali, talvez por não ter um ataque como o fla naquele momento...
Me preocupa muito a falta de seriedade que ainda se vê no fla, o andrade é muito bom, mas se continuar nessa estrutura atual vai ruir junto com um flamengo que as vezes abusa do orgulho(o que sempre precede à queda..)
Acorda diretoria do fla, porque dá tratamento diferenciado a uns e linha dura a outros?

E a exemplo do que quase ocorreu nesse ultimo domingo, mostrou-se um time campeão sim, mas com muitissimas falhas, na defesa, meio campo, não se consegue vencer sempre na "raça", técnica faz muita falta. Mesmo num segundo tempo bom pro fla, houve muita facilidade em se alcançar pelos flancos a defesa flamenguista...sinceramente, acho que faz-se necessario um melhor empenho pra se evitar tomar tantos gols e deixar sempre pro fim reações. Um grande abç!

Edu Mendonça disse...

Rapaz, futebol não é algo tão sério quanto parece ou se propõe a ser... no início de temporada, então, isso fica mais claro que nunca. Veja os exemplos de domingo:

- o abandono do estádio do Pet.
- a expulsão do Álvaro.
- a substituição do Cuca (Cássio por Kieza, vindo de contusão).
- O Flu, com um a mais em campo, TOMANDO CONTRA-ATAQUE.

Num futebol sério, se um técnico vencia por 3x1, toma dois gols relâmpagos e logo depois fica com um a mais em campo, jamais vai tirar um defensor pra botar mais um atacante e partir que nem louco pra cima. O Flu tinha tempo de sobra pra cozinhar o Fla, tentar chegar ao quarto gol de forma organizada. E, se não desse, paciência, pois o momento psicológico favorecia quem tinha corrido atrás do placar.

Anônimo disse...

Com certeza foi muito mal a escolha técnica do Cuca, a qual não imperou a técnica, mesmo assim vale a pena ressaltar:
- todos os gols do Fla foram por falta de méritos do Flu;
- talvez levar a sério não seja realmente o caminho, mas sim seriedade;
- não vejo porque ressaltar tanto um time( o qual sou torcedor), que num ato de sorte ( as trocas pelo Andrade aliadas à falta de competencia do Flu), conseguiu converter o resulatdo.

Mas realmente não levaremos tão à serio, até porque, a exemplos de imaturidade o Fla tá muito melhor, o Adriano, embora tenha previlégios muito estranhos, está em boa fase... O que realmente desanima aqui, no Brasil é esse estranho oba-oba sempre que passamos por boa fase em qualquer área.
Melhor ataque do mundo? Adriano e Vagner Love? Deixemos pelo ao menos ganhar mais corpo...rs

Abçs, parabéns pelo Blog!