terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Nas mãos de Dunga.

Enquanto escrevo, aguardo pela lista para o amistoso do dia dois, contra a Irlanda, em Londres, a casa da seleção brasileira. A expectativa de todos é pela convocação - ou não - de Ronaldinho Gaúcho. Já se vai quase um mês desde sua última grande atuação, contra o lanterna do campeonato italiano. De lá para cá, desempenhos apagados, notícias sobre festas e baladas e o Milan caindo pela tabela do calcio.

Eu não imagino nem tenho palpite sobre o que Dunga vai fazer. E me preocupo muito mais com outras presenças ou ausências nesta lista de hoje.

Daniel Alves, machucado, está fora. Quem aparecerá em seu lugar?

Na zaga, Lúcio, Juan e Luisão são nomes certos; quem será o quarto zagueiro, o fazedor-de-pênaltis Miranda ou o cada vez melhor Thiago Silva, titularíssimo do Milan?

Vamos mais uma vez de André Santos e Kléber mesmo? Sério? Com Marcelo voando no Real Madrid, que se apressou em renovar seu contrato até 2015? E Michel Bastos, que esteve nas duas últimas convocações?

Alguém duvida que ele continuará chamando também Gilberto Silva, Josué e o HORROROSO Felipe Melo, motivo de piada na Itália e símbolo da crise por que passa a minha Juve?

Ramires continua na lista? E Júlio Baptista, que mal joga? Kaká e Elano são os outros dois meias na cabeça do técnico, que se antes claramente não gostava de Diego, agora tem motivos para não convocá-lo, por conta de sua má fase.

E no ataque, onde Robinho, Luís Fabiano e Nilmar parecem nomes certos, quem será o quarto homem? Adriano? Alexandre Pato, machucado, está fora.

Por fim, afinal, quem é o reserva de Júlio César?

Muitas perguntas. Fora a possibilidade de alguma grande zebra, como Neymar ou Love. E Ronaldinho Gaúcho, claro.

* * *

A lista saiu acaba de sair. Ronaldinho fora. Daniel Alves, mesmo machucado, dentro - vá entender... Michel Bastos e Gilberto (!) para a lateral-esquerda. Thiago Silva dentro (pelo menos isso). E, do meio pra frente, só uma surpresa: Kléberson. O mesmo que não consegue se destacar nem mesmo no time do Flamengo.

Assim, nossos meio-campistas para a Copa devem ser Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo, Ramires, Elano, Júlio Baptista, Kléberson e Kaká.

Particularmente, destes, só levaria o último.

Mas, particularmente também, não estou nem aí pra uma seleção brasileira como essa.

* * *

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o técnico da seleção brasileira de basquete, Rubén Magnano cumpre sua peregrinação por Cleveland, Denver e Phoenix para convencer - acho esse o termo correto - Ânderson Varejão, Nenê e Leandrinho da importância do comprometimento com o projeto que tem, como objetivo principal, levar o basquete brasileiro de volta aos jogos olímpicos.

Depois do esperado sim de Varejão, ontem foi a vez de Nenê, a grande dúvida, acertar seus ponteiros com os do argentino e da CBB, que aposta no Mundial da Turquia como início de uma virada.

A dona do coração deste que escreve, que nessa viagem já entrevistou Shaq e LeBron, traz as boas novas.

8 comentários:

renato disse...

camarada, o dunga passou a vida brigando com quem falava mal do estilo dele. não ia perder a chance de "provar" que estava certo. daí a convocação de tantos dungas pro meio de campo dessa seleção, uma das mais chatas da história. também caguei pra ela. e pra ele.

Edu Mendonça disse...

Eu lamento. Lamento pelo Pato, pelo Diego, pelo Lucas e até pelo Anderson, pelo Fábio, pelo Hernanes, pelo Alex - o do Inter - e pelo maluco do Kléber. Levaria todos.

Anônimo disse...

O Anderspn que tá saindo pela porta dos fundos do Manchester???

Edu Mendonça disse...

Esse mesmo. Que aprendeu na Europa a jogar na posição que o Dunga mais valoriza, com a diferença de que sabe jogar bola e é veloz, ao contrário de Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo...

Anônimo disse...

Muito bem dito.. difícil entender essas convocações. Vai ser uma Copa difícil de se ver e entender tb..

Anônimo disse...

...e no ataque..vai se entender as escolhas..Adriano??? Robinho??? Meu Deus...tomara q só fiquem no banco...

renato disse...

o calazans, hoje, fala bem sobre essa convocação, leu?

Edu Mendonça disse...

Li. E depois de Milan x United, continuo achando que o Gaúcho deveria estar na lista, nem que fosse pra Copa como opção pro banco. Imagine esse time se o Kaká se machuca, camarada...